Categoria: Nutrição

Curso de Lactarista em Santos

Curso de Lactarista no dia 26/09/2020 das 09:00h às 17:30h.

Conteúdo:

. O Lactário
. Função do profissional
. Higiene pessoal e dos equipamentos
. Padronização, normas e procedimentos
. Limpeza e organização do lactário
. Desinfecção e esterilização
. Leite materno e outros leites

Valor: R$ 150,00

Curta a nossa página no facebook:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clinica em Praia Grande, curso de Lactarista em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Lactarista em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos.

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Curso de Lactarista em Santos

Curso de Lactarista será nos dias 26 de SETEMBRO de 2020 das 9:00 às 18:00h.

Valor: R$ 150,00 com apostila e certificado inclusos.

Conteúdo: . O Lactário . Gestão Hospitalar . Função do profissional . Higiene pessoal e dos equipamentos . Padronização, normas e procedimentos . Limpeza e organização do lactário . Desinfecção e esterilização . Leite materno e outros leites

Faça sua inscrição pelo telefone (13)3227-4312 OU (13)98170-5081.

ACESSE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS CURSOS: www.faculdadedosaber.com.br

Curta a nossa página no face: http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Shantala em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Recepção Clinica Hospitalar em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar e Libras em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos.

Sobre a nutrição… Curso de Copeira e Lactarista

É a ciência que investiga e controla a relação do homem com o alimento para preservar a saúde humana. O nutricionista planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, spas e asilos, entre outros locais. Ele define o cardápio das refeições, sugerindo pratos que supram as necessidades nutricionais de clientes, pacientes ou hóspedes. Orienta e prescreve dietas individuais ou de grupo, para diabéticos, hipertensos, obesos, pacientes de doenças renais, hepáticas ou qualquer outra cujo tratamento exija acompanhamento alimentar específico. Para garantir a qualidade do que vai ser consumido, seleciona os fornecedores, controla matérias-primas e supervisiona a preparação dos alimentos.

Fonte: nutricao

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista e Auxiliar de Classe em Santos, curso de Excelência no Atendimento e recepção Clinica Hospitalar em Praia Grande, curso de Lactarista em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos.

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

O Lactário – Curso de Lactarista

Higienização de mamadeiras, copos e outros utensílios

Lactário “é a unidade do Serviço de Nutrição e Dietética Hospitalar destinada ao preparo, higienização e distribuição de preparações lácteas e fórmulas infantis, seguindo rigorosas técnicas de controle higiênico-sanitário e microbiológico das formulações preparadas em tal unidade.” (ROCHA; NOGUEIRA, 1997, p.).

Nos hospitais que utilizam dietas enterais em sistema aberto a Resolução nº 307, orienta que a área de preparo e envase de fórmulas lácteas e não lácteas pode ser compartilhada com a área de preparo e envase de dietas enterais, desde que exista sala separada para fogão, geladeira, micro-ondas e freezer e constem, por escrito, nos procedimentos e rotinas do serviço, horários distintos para as duas manipulações.

No caso de manipulação exclusiva de nutrição enteral em sistema fechado, o hospital fica dispensado da área de manipulação, quando em conjunto com o lactário, obedecendo-se rigorosamente as orientações de uso do fabricante e respeitando-se horários diferenciados para envase das dietas.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Copeira em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Fibras previnem doenças cardiovasculares

Alimentos ricos em fibras melhoram o funcionamento do sistema gastrointestinal, pois aceleram o trânsito intestinal, previnem a constipação (prisão de ventre) e doenças relacionadas ao intestino. Além disso, auxiliam no controle de peso e evitam doenças cardiovasculares (reduz os níveis de colesterol, triglicérideos e glicose).

A recomendação diária de consumo para um adulto saudável é de 25 a 30g ou 10 a 13g de fibras para cada 1.000 kcal ingeridas. Para alcançar esta quantidade estipulada é necessária uma dieta variada, que contenha, em todas as refeições, algum alimento fonte de fibras.

Para prevenir doenças cardiovasculares, a fibra mais indicada é a do tipo solúvel, encontrada em alimentos como: farelos, aveia, frutas, feijão, lentilha e soja. A dieta deficiente em fibras contribui diretamente para o aumento de peso e constipação intestinal (prisão de ventre).  Podendo ocasionar, a longo prazo, o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Fonte: sonutricao

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recepção Clinica Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de idosos em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Copeira em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

- See more at: http://www.faculdadedosaber.com.br/blog/#sthash.9eJt1RTx.dpuf

Por que sua dieta não está dando certo?

Confira algumas armadilhas que podem estar fazendo sua dieta dar errado.

1 - Comer poucas vezes ao dia. “Uma das principais causas da baixa eficiência do emagrecimento mais de três horas sem se alimentar”, afirma a nutricionista Isabella Correia,  no Rio de Janeiro. Ficar sem comer por muito tempo em vez de emagrecer, pode engordar.

2 – Modo de preparo dos alimentos.  Consumir molhos gordurosos e frituras pode comprometer até o mais saudável dos legumes. O ideal é substituir o óleo pela água, preferir o assado ao frito e o sal por temperos naturais.

3 – Sair da dieta no fim de semana. Embora sábado e domingo sejam dias reservados para o descanso, não dá para relaxar na hora de comer. Todo o trabalho da semana pode ser perdido nesses dois dias. Programe seu final de semana e tente usar a regra da compensação.

4 – Pular o café da manhã. Essa ainda é a principal refeição do dia. Alimentar-se corretamente nesse período pode manter você satisfeito durante o dia. Também acredita-se que o desjejum evita comer demais nas outras refeições.

5 - Comer à vontade. Frutas e legumes são ótimos para a saúde, mas nem por isso devem ser consumidos sem moderação. Qualquer alimento tem valor calórico, é preciso cautela. A recomendação é consumir de três a quatro frutas por dia, mais que isso pode engordar e não faz bem.

Fonte: ig.com.br

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clinica Hospitalar em Praia Grande, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Recepção Clinica em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Inclusão Escolar em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos,  curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos.

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

CURTE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Mito ou verdade?

ENGOLIR ALIMENTOS SEM MASTIGÁ-LOS CORRETAMENTE NÃO CAUSA PROBLEMAS À SAÚDE

Mito.

Mastigar de forma errada pode gerar, sim, problemas digestivos como azia, refluxo e indisposições gástricas em geral. O estômago não vai “mastigar” aquele pedaço grande de alimento que você engoliu e não triturou corretamente. Esse pedaço vai ficar lá no estômago mais tempo do que deveria e será atacado pelos ácidos, que não vão dar conta do recado.

Dessa forma, seu estômago vai produzir mais ácido para tentar digerir esse pedaço e o esvaziamento gástrico vai ficar mais difícil, além de exigir muito mais do intestino também e de outras glândulas que participam da digestão dos alimentos.

“O estômago não possui dentes. Nesse sentido, todos esses órgãos vão ter que trabalhar dobrado para fazer o que têm que fazer, a fim de que esse pedaço enorme de comida seja processado adequadamente e tenha os nutrientes absorvidos – antes de ser transportado e eliminado. Imagine essa aventura acontecendo a cada refeição, todos os dias, por vários anos. Um dia, todo o corpo vai sentir essas consequências”, adverte a nutricionista Cláudia Lobo.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES DEVEM MASTIGAR CERCA DE 30 VEZES ANTES DE ENGOLIR

Verdade.

“Mastigue cada porção de alimento de forma que ele derreta ou fique pastoso antes de engolir. Além do número de mastigações, é importante orientar a criança de que esse processo deve ser feito com a boca fechada, devagar, sem pressa, mastigando dos dois lados da boca igualmente, e que deve levar cerca de 20 minutos para terminar cada refeição. Evite ainda conversar, ler ou ver TV nesse período, assim como ficar olhando para o tempo – como algumas crianças costumam fazer”, recomenda Cláudia, que é autora do livro “Alimentação saudável na infância – Conceitos, dicas e truques fundamentais” (MG Editores).

PAIS E MÃES DEVEM CORTAR BEM O ALIMENTO PARA AJUDAR A CRIANÇA A MASTIGAR

Depende.

“Quanto mais subdividido estiver o alimento, mais fácil e adequadamente ele será mastigado e, consequentemente, melhor digerido. Colocar pouca comida no garfo ou na colher também faz parte das recomendações. Agora, após certa idade, por volta dos 5 e 6 anos, a criança deve ser ensinada a cortar adequadamente (e sozinha) os alimentos do prato. Para isso, procure orientá-la sobre como colocar a quantidade ideal no talher”, observa Cláudia.

Fonte: alimentacao

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clinica, curso de Recreação em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos.

Gordura TRANS é vilã para nossa saúde – Copeira Hospitalar

resultado imagem para Gordura trans

A gordura trans é utilizada pela indústria de alimentos para melhorar a consistência do alimento ou para aumentar sua vida na prateleira dos supermercados. “Podemos considerar uma vilã já que o seu consumo excessivo pode causar aumento do colesterol total e LDL e reduzir o HDL. Consequentemente, estimula o surgimento de doenças coronarianas”, ressalta Karoline Basquerote, especialista em Nutrição Clínica e Doenças Crônicas e em Nutrição em Pediatria.

“Mas não somente a gordura trans tem relação com obesidade: o excesso de consumo de gorduras e calorias, em geral, também propiciam o ganho de peso. O problema é que a gordura trans confere crocância aos alimentos, deixando-os saborosos e as crianças acabam comendo muito”, avalia Lenycia Neri, nutricionista do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Fonte: gorduratrans

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Copeira em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Santos. Cuidador de Idosos . Cursos Profissionalizantes

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Cinco dicas para camuflar os alimentos – Copeira Hospitalar

Esconder ingredientes nutritivos em receitas que seu filho adora não pode virar hábito, mas é a solução quando ele se recusa a comer…

1. O ideal é que o ingrediente recusado seja usado em uma quantidade que não comprometa o sabor e a textura originais da preparação;

2. Atenção também à cor final do prato. Crianças são superligadas e, sem uma boa história, vão estranhar se o bolinho de arroz, que sempre foi cor de creme, ficar verde (espinafre). Já a panqueca cor-de-rosa (beterraba), pode fazer sucesso entre as meninas;

3. Arroz, feijão, omeletes, bolinhos, tortas estão entre os mais fáceis de camuflar outros alimentos;

4. Os alimentos podem ser escondidos crus: cenoura ralada no arroz ou na massa da panqueca, por exemplo;

5. Uma das maneiras mais fáceis de camuflagem é criar purês. “O de abobrinha e cenoura pode fazer parte da massa do hambúrguer. O de couve pode acompanhar o feijão”, diz a nutricionista.

Fonte: bebeabril

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clinica Hospitalar em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos. Cuidador de idosos; Faculdade do Saber

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

CURTE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

A verdade sobre a perda de nutrientes

“Não existe alimento que não perca nutrientes quando congelado, mas há dicas para melhorar a conservação”, diz Paula. Fique por dentro:

- Chuchu, abobrinha e berinjela congelam melhor como prato pronto.

- Mandioca bem fresca pode ser congelada crua e sem casca.

- Couve-flor, brócolis, alcachofra e repolho: precisam ser bem lavados. Em seguida, deixados de molho em água com limão e sal por 30 minutos. Assim, eliminam pequenos insetos e duram mais.

- Ervas para tempero: lave, seque, pique a gosto e congele.

- Tomate: retire a casca e as sementes antes de preparar molho, suco ou purê.

Fonte: bebes.abril

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista e Auxiliar de Classe em Santos, curso de Excelência no Atendimento e recepção Clinica em Praia Grande, curso de Lactarista em Santos, curso de Copeira em Cubatão, Curso de Contador de Histórias, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em São Vicente, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Tomate é uma fruta ou legume?

Responder essa pergunta é fácil se você souber a diferença entre fruta e legume.
A principal pergunta a fazer é: a coisa tem sementes?
Se tiver, tecnicamente você terá uma fruta. Por isso, tomate é uma fruta.
Se você pensar bem, então, várias outras coisas que você nunca achou que eram frutas o são: pepinos e vagens, por exemplo!

Os legumes, como os rabanetes, aipos e cenouras não têm sementes. Por isso, são classificados como legumes!

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clinica em Praia Grande, curso de Lactarista em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, cursos, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Educação alimentar

São nos primeiros anos de vida que aprendemos a comer. Foi essa a conclusão de um estudo americano publicado na revista Clinical Pediatrics depois de avaliar crianças e adolescentes obesos e descobrir que mais da metade já se encontrava nessa situação aos 2 anos. Segundo os pesquisadores, os hábitos alimentares aprendidos nessa primeira fase orientam a criança em seu futuro e são difíceis de serem modificados. E é justamente nesse período que os pais têm mais dúvidas à mesa tentando cumprir bem o seu papel. Conheça algumas das principais sugestões dos especialistas para oferecer uma boa educação alimentar ao seu filho:

Nada de comer de frente para a TV
Resista à tentação de dar comida para a criança na frente da televisão. Isso se tornará uma prática que a seguirá até a vida adulta. Ela precisa aprender que o ato de comer é prazeroso e dispensa outras distrações. Assim, prestará atenção na comida, em seu gosto, sua textura e, principalmente, saberá quando a fome acabou. Quem se alimenta realizando outras tarefas come de forma automática, sem distinguir quando está saciado. E come a mais. Existe ainda a possibilidade de a criança ficar tão distraída com a tela iluminada que não comerá nada. O correto é o bebê ter um cadeirão e fazer as refeições à mesa, de preferência juntamente com a família.

Evite as guloseimas
Evite açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas sempre, mas principalmente nos dois primeiros anos. São alimentos de grande valor calórico e sem nenhum nutriente, além de não acrescentarem nada ao organismo. Muitos contêm aditivos químicos. Um bebê criado de forma saudável vai entender que a sobremesa é fruta, e não doce. Mesmo que mais para a frente tenha contato com as guloseimas, a criança terá outra relação com elas.

Fonte: bebe.abril

Curte a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista e Auxiliar de Classe em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clínica Hospitalar em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos.

11 truques para a criança comer melhor

1. Capriche na apresentação do prato

2. Invista em alimentos pequenos

3. Evite bebidas durante a refeição

4. Ofereça primeiro o que ele menos gosta

5. Mantenha os alimentos saudáveis em lugares acessíveis

6. Cozinhe com seu filho (colocar a mão na massa pode fazê-la se alimentar melhor)

7. Envolva a criança na escolha do cardápio da semana

8. Fique tranquilo com a sujeira

9. Leve seu filho ao mercado ou faça uma hortinha em casa

10. Transforme o ato de comer em uma brincadeira

11. Varie os formatos

Fonte: ig.com.br

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recepção clinica hospitalar em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Lactarista em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Lactarista em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Berçarista em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Babá em Santos.

Descongelamento do leite: como servi-lo para o bebê

- Na hora de oferecê-lo ao pequeno, aqueça-o em banho-maria.

- Evite o micro-ondas. A fervura também é contraindicada, porque destrói nutrientes.

- Antes de servir, agite o leite, lentamente, para misturar a gordura.

- As sobras devem ser desprezadas – nada de congelar novamente!

- Atenção: o leite não deve ficar em temperatura ambiente por mais de uma hora.

- Ao utilizar mamadeira, ela precisa ser higienizada, previamente, com sabão neutro e água corrente. Antes de cada mamada, também é recomendado ferver o bico, por cinco minutos. “Isso é importante para evitar infecções do sistema digestivo e outros problemas causados por germes, como o sapinho”, avisa Paula.

Fonte: bebeabril

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes; Curso de Berçarista e Auxiliar de Classe em Santos; curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clínica Hospitalar em Praia Grande; curso de Recepção em Santos; curso de Lactarista em Cubatão; curso de Copeira Hospitalar em Santos; curso de Cuidador de Idosos em Itanhaém; curso de Lactarista em Santos; curso de Cuidador de Idosos em Guarujá; curso de Cuidador de Idosos em Santos; curso de Inclusão Escolar em Santos.

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Comer bem para dormir bem

Crianças são mais saudáveis e dormem melhor se tiverem uma dieta equilibrada, contendo uma variedade de alimentos de todos os grupos da pirâmide alimentar. Uma das chaves para uma boa noite de sono é se alimentar de modo que o cérebro seja ‘tranquilizado’ e não ‘agitado’ antes de dormir.

Alimentos que contribuem ou não para um sono tranquilo:

Alimentos que contêm triptofano (que possui substâncias indutoras de sono) contribuem para o sono. Exemplos: latícinios (leite, queijos, coalhada, iogurtes), produtos de soja (leite de soja, tofu, feijão de soja), frutos do mar, carnes, frango, grãos integrais, feijão, arroz, hummus, lentilhas, amendoim e outras nozes, ovos.

Refeições mais leves provavelmente conduzem melhor sono, ao contrário de refeições gordurosas e fartas, que prolongam o trabalho do sistema digestivo e produzem gases. Algumas pessoas observam que alimentos temperados e apimentados podem produzir azia e então interferir no sono.

Assim, os melhores jantares para o sono são ricos em carboidratos complexos e médios ou baixos em proteínas, como: macarrão integral com queijo parmesão, ovos com queijo, tofu, hummus com pão integral, frutos do mar, queijo coalhada, frango com legumes, sanduíche de atum, feijões (não apimentados), sementes de gergelim, e outros.

Inclua alimentos ricos em vitaminas B: legumes, fígado, sementes, cogumelos, peixes de fundo de mar, ovos e verduras escuras e alimentos ricos em magnésio: nozes,  semente de girassol, abacate e uva passa.

Por outro lado, refeições ricas em proteínas produzem o efeito contrário, pelo aminoácido tirosina que estimula o cérebro ao invés de relaxá-lo, ou seja, deixam as crianças alertas e energéticas. Portanto evite oferecer a criança no jantar carne vermelha, bacon ou porco, linguiça e presunto.

Além disso as refeições energizam e aumentam o metabolismo e por isso deve-se evitar jantar cerca de duas horas (tempo médio para digestão) antes de ir pra cama.

Fonte: guiadobebe

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos; curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clinica em Praia Grande; curso de Recepção Hospitalar em Santos; curso de Copeira em Cubatão; curso de Copeira Hospitalar em Santos; curso de Cuidador de Idosos em Itanhaém; curso de Lactarista em Santos; curso de Cuidador de Idosos em Guarujá; curso de Cuidador de Idosos em Santos; curso de Inclusão Escolar em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Como congelar papinhas?

As papinhas também podem ser congeladas, desde que não contenham maionese, ovos ou claras cozinhas, gemas, vegetais crus, iogurte, folhas de verduras e de frutas, além de banana. E nada de colocar no freezer o que sobrou do pratinho da criança. “Alimentos que já entraram em contato com a saliva ficam suscetíveis à contaminação”, avisa Paula.

Recipiente ideal

O alimento pode ser congelado em potes plásticos ou de vidro, desde que eles sejam lavados com sabão neutro e água quente, antes da utilização.

Branqueamento ou resfriamento artificial

Para congelar qualquer alimento, é preciso que ele esteja fresco. Após o preparo, porém, é necessário esperar esfriar. “Se estiver sem tempo, realize o processo de redução da temperatura, chamado de branqueamento”, sugere Paula. Ela ensina como:

  1. Coloque o alimento em uma vasilha.
  2. Em um recipiente maior, despeje água e gelo.
  3. Ponha o menor sobre o maior, com muito cuidado, para não molhar o alimento.
  4. Esterilize, com água quente, os potes que irão ao freezer e divida as porções.
  5. Cole, em cada pote, um adesivo com a data de preparo e os ingredientes que a refeição contém. Assim, você mantém uma alimentação variada.
  6. Para servir, retire o alimento do freezer pela manhã e coloque-o na geladeira. O descongelamento em temperatura ambiente favorece a proliferação de bactérias.

Fonte: mdemulherabril

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Algumas atividades do lactário

O Lactário é responsável pelo desenvolvimento das seguintes atividades, sempre com a responsabilidade técnica do nutricionista:

a) Higienização de mamadeiras, copos e outros utensílios utilizados para oferta das fórmulas lácteas em áreas destinadas à recepção e lavagem desses materiais.

b) Desinfecção das mamadeiras, copos e outros acessórios usados.

c) Preparo e envase de fórmulas lácteas e não-lácteas (ex: à base de soja).

d) Esterilização terminal que consiste na autoclavagem das mamadeiras já porcionadas e prontas para serem encaminhadas às unidades de internação hospitalar.

e) Estocagem e distribuição das formulações preparadas.

f) Recebimento das prescrições das fórmulas pediátricas e das dietas enterais, seja de forma manual ou informatizada.

g) Limpeza e sanitização dos insumos usados no setor.

h) Além das áreas específicas para cada atividade acima mencionada, o lactário hospitalar também deve dispor de vestiário para paramentação adequada dos funcionários e depósito para material de limpeza.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
http://www.portaleducacao.com.br/nutricao/artigos/11653/lactario-hospitalar#ixzz3IrpNtXot

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista e Babá em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Recreação em Santos, curso de Shantala em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Copeira em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Chupeta: agora pode?

As descobertas da pesquisa contrabalanceiam a orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde) e da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que contraindicam o uso da chupeta em hospitais e maternidades para bebês que estejam em amamentação. Seria a chupeta, portanto, um acessório subestimado?

De acordo com a neonatologista Saskia Fekete, da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu, a chupeta costuma ser contraindicada principalmente até a terceira semana de vida do bebê, para favorecer que a criança “pegue” o peito materno. Para ela, o assunto merece ser estudos mais profundos. “Uma criança que mama satisfaz a necessidade de sucção e não precisa de chupeta”, pondera.

Para o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, da MBA Pediatria e autor do livro “Seu bebê em perguntas e respostas – Do nascimento aos 12 meses”, não é bem assim. Na prática, a chupeta pode acalmar o bebê com o exercício de sucção que promove. Com isso, de fato, mamar poderia se tornar mais fácil.

Fonte: ig.filhos.com.br

Curte a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clínica Hospitalar em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Shantala em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos.

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

FELIZ ANO NOVO!!!

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Shantala em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Capriche na Receita da Criança

Para ser perfeita e ter todos os nutrientes que o bebê precisa, a papa precisa ter quatro ingredientes básicos, sempre: uma fonte de carboidrato (arroz, macarrão, batata, mandioca etc.), uma de proteína (carne bovina, aves, ovo, peixe etc.) e pelo menos uma de legumes e uma de verdura.

• As leguminosas, como o feijão e a lentilha, são ricas em ferro (protege contra a anemia) e fibra (ajuda o intestino a funcionar).

• Prefira fazer os legumes no vapor. Eles ficam mais firmes, preservam mais sua cor e nutrientes, além de apresentarem mais sabor.

• Amasse os alimentos com um garfo. Deixe pedacinhos também para estimular a mastigação.

• Varie sempre os ingredientes. Por exemplo: o chuchu pode estar na salada, refogado, no vapor, em purê, com alguma carne, em tortas, em cubinhos etc.

Cuide do tempero

Papinha de criança tem que ser gostosa, sim. Se você provou e não gostou, acredite, a comida também não vai animá-la.

• Temperos estão liberados: cebola, alho e ervas verdes, como salsinha, cebolinha, coentro.

• Até a salada pode fugir do tradicional vinagre, com sal e azeite. Você pode usar: limão, erva-doce fresca e sal batidos no liquidificador e coados; caldo de maracujá, cheiro-verde, mel e uma pitada de sal; cenoura, cheiro-verde, vinagre e orégano liquidificados; vinagre, azeite, sal, folhas de manjericão e damascos secos batidos no liquidificador.

Fonte: crescer

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de idosos em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Recepção Clinica em Cubatão, curso de Lactarista em Santos, curso de Lactarista em Santos.