Categoria: Nutrição

Cálcio, fósforo e vitamina D não podem faltar na dieta infantil

ALÉM DE CUIDAR OS ALIMENTOS QUE IRÁ OFERECER, É PRECISO ESTAR ATENTO AO PROCESSO DE ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES.

Oferecer comidas saudáveis para crianças costuma ser um desafio para os pais. Contudo, consumir alimentos ricos em cálcio, fósforo e vitamina D é fundamental para fortalecer a dentição dos pequenos. A nutricionista materno infantil Alexandra Marinho defende que os alimentos sejam oferecidos de forma criativa e diversificada para as crianças, e também recomenda a prática de exercícios aeróbicos de impacto para estimular a absorção dos minerais.

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Lactarista em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos. Faculdade do Saber; Cuidador de Idosos

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

A importância do leite nas fases da vida

FASE DE 1 A 6 ANOS

Nessa fase recomenda-se a ingestão diária de 3 a 4 copos de leite.
Sendo o leite a melhor fonte de cálcio, elemento essencial para a formação dos ossos e dos dentes.

FASE ESCOLAR

Nessa fase a criança aceita maior diversificação na dieta. O escolar necessita de uma ingestão de 3 a 4 copos de leite, ou se equivale, diariamente, para suprir suas necessidades de cálcio.

ADOLESCÊNCIA

O adolescente precisa de uma ingestão diária de 5 copos de leite, ou seu equivalente, para atender às suas necessidades de cálcio. Opções são os iogurtes e queijos. Uma boa sugestão é colocar leite no preparo de pratos servidos no almoço e no jantar.

FASE ADULTA

É uma fase importante para a formação da massa óssea, que chega ao seu ponto máximo entre 25 e 30 anos.

Para atender à demanda de cálcio, o adulto deve consumir todos os dias 5 copos de leite, ou o seu equivalente, sendo o mais indicado o leite desnatado.

FASE PÓS-MENOPAUSA

Nessa etapa da vida das mulheres, a estrutura óssea é mais frágil, pois o cálcio sai do osso com maior facilidade e o risco de desenvolver osteoporose é bem maior.
A melhor maneira de evitá-la é consumir quantidades adequadas de cálcio desde a infância. As mulheres que não fazem reposição hormonal precisam do equivalente a pelo menos 6 copos de leite diariamente para suprira necessidade de cálcio do organismo.

IDOSOS

Homens e mulheres com mais de 65 anos precisam de uma dose elevada de cálcio. Para suprir a necessidade desse mineral, deve-se consumir diariamente, pelo menos, o equivalente a 6 copos de leite, de preferência, desnatado. Essa quantidade pode causar incômodos gastrointestinais e, nesse caso, o leite com baixa lactose é uma boa indicação.

Fonte: sitemedico

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recepção Cinica em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Recepção Clínica em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos.

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

CURTE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Higiene e Manipulação de Alimentos

O Curso de Higiene e Manipulação de Alimentos minitrado por professores da Faculdade do Saber,  tem por objetivo conscientizar as pessoas da importância do controle da higienização, produção, manipulação e preparo dos alimentos.

A finalidade desse curso é auxiliar profissionais que trabalham em restaurante, cozinhas industriais, escolas, supermercados, lanchonetes, creches, confeitarias, padarias, açougues, bem como a comunidade de maneira geral. Visando o bem estar e a qualidade de vida das pessoas, a Faculdade do Saber elaborou este curso com o propósito de demonstrar os cuidados básicos com a higiene e manipulação de alimentos prevenindo assim possíveis doenças e intoxicações alimentares.

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clinica Hospitalar em Praia Grande, curso de Lactarista em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Inclusão Escolar em São Vicente, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos.

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

CURTE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Curso de Lactarista em Santos

Curso de Lactarista será nos dias 26 de OUTUBRO de 2018 das 9:00 às 18:00h.

Valor: R$ 150,00 com apostila e certificado inclusos.

Conteúdo: . O Lactário . Gestão Hospitalar . Função do profissional . Higiene pessoal e dos equipamentos . Padronização, normas e procedimentos . Limpeza e organização do lactário . Desinfecção e esterilização . Leite materno e outros leites

Faça sua inscrição pelo telefone (13)3227-4312 OU (13)98170-5081.

ACESSE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS CURSOS: www.faculdadedosaber.com.br

Curta a nossa página no face: http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Shantala em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Recepção Clinica Hospitalar em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar e Libras em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos.

A importância da nutrição hospitalar

Antigamente, ouvia-se muito o termo “comida de hospital” referindo-se a alimentos insossos e ruins de comer, enquanto hoje, com a evolução da nutrição hospitalar, procura-se oferecer refeições balanceadas, saudáveis e saborosas. Afinal, a sensação de saciedade do paciente experimentada pelo paciente ajuda em sua recuperação. “A gastronomia hospitalar se baseia na arte de bem servir. Prima-se pelo aroma, sabor, apresentação de seus pratos, tendo o paciente atendimento individualizado, respeitando suas preferências, aversões alimentares e hábitos regionais. A criatividade e os temperos naturais como alho, cebola e ervas são utilizados na preparação e decoração dos pratos servidos”, complementa a nutricionista.

O cardápio hospitalar deve levar em consideração também a variedade de alimentos, os hábitos alimentares dos pacientes (para que a dieta não seja radicalmente diferente daquela à qual seu organismo está acostumado), sua necessidade nutricional e calórica e o direito do paciente a conversar com o responsável pelo serviço, buscando uma melhor aceitação e equilíbrio em sua dieta.

Lembrando que é essencial utilizar alimentos sempre de boa qualidade, bem como os utensílios usados para seu preparo.

Fonte: nutricaohospitalar

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento, curso e Recepção Clinica, curso de Lactarista em Santos, curso de Recepção Clinica em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos. Cuidador de Idosos

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Alguns erros da alimentação infantil

1. Iogurtes infantis

A nutricionista Fernanda Faria, da Consultoria e Assessoria Nutricional Duo Nutri, sugere uma leitura atenta dos ingredientes na embalagem, muitos deles palavras quase impronunciáveis. “São os famosos conservantes e estabilizantes”, diz. A maioria desses iogurtes, segundo a também nutricionista Camila Podete Luiz, contém muito açúcar.

Vale trocar por: iogurte natural batido com fruta. O preparo é rápido, a bebida fica com a cor das frutas – como morango e mamão – e pode até ser mais atraente para a criança, além de muito saudável.

2. Sucos de caixinha

A nutricionista Karine Nunes Costa Durães, membro do C.T.C.A.P.N.  e autora de blog sobre nutrição infantil, alerta que alguns contêm até 80% de água com açúcar e somente 20% de fruta.

Vale trocar por: sucos com maior proporção de polpa ou, quando possível, sucos naturais, preparados na hora. “O melhor é sempre o suco natural”, diz.

3. Barrinhas de cereais

É preciso estar atento aos ingredientes que elas contêm. De acordo com a nutricionista Fernanda Faria, algumas barrinhas de cereais são mais calóricas que uma barra de chocolate.

Vale trocar por: lanches naturais. “Ela pode até compor um lanche rápido para variar a alimentação, mas o uso de industrializados deve ocorrer apenas eventualmente”, recomenda a nutricionista Cátia Medeiros.

4. Salgadinhos mais “saudáveis”

O mercado oferece versões assadas, com teores de sódio e gordura reduzidos. Ainda assim, os teores em questão continuam altos, como o valor calórico. Segundo a nutricionista Camila Podete, os salgadinhos assados podem até ser dados de vez em quando, mas com parcimônia.

Vale trocar por: frutas oleaginosas, como passas e nozes. Camila também sugere bolinhos orgânicos de fruta, com farinha integral. “Se for dar algo industrial, melhor que seja integral”.

Fonte: ig.com.br

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Shantala em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Recreação em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá.

Curso de Lactarista – Faculdade do Saber

Curso de Lactarista será no dia 26 de OUTUBRO de 2019 das 9:00h às 18:00h

VALOR: R$ 150,00 com apostila e certificado

Conteúdo Programático:

. O Lactário

. Função do profissional
. Higiene pessoal e dos equipamentos
. Padronização, normas e procedimentos
. Limpeza e organização do lactário
. Desinfecção e esterilização

. Leite materno e outros leites

Endereço da escola: Av. Pedro Lessa, 3076 – 4º andar, cj 42. Próximo ao canal 4, pertinho do Hospital Guilherme Álvaro em Santos/SP

Detalhes da localização no mapa da google em nosso site: www.faculdadedosaber.com.br

Curta a nossa página no facebook:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Mais detalhes pelo telefone: (13) 3227-4312 – 98170-5081

Curso de Cuidador de Idosos, Cuidador de Idosos; Lactarista; cursos profissionalizantes; Faculdade do Saber; Curso de Berçarista e Auxiliar de Classe; Curso de Recepção Clínica Hospitalar; Curso de Copeira; Curso de Copeira Hospitalar; Curso de Inclusão Escolar; Curso de Contação de Histórias

Rejeição à lactose em crianças – Lactarista

O presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai) em São Paulo, Clóvis Eduardo Galvão, explica que o portador desse tipo de alergia corre sério risco de morte se ingerir alguma das três proteínas do leite: Caseina, Alfa Lactoalbumina e Beta Lactoglobolina. “Se alguém acabou de tomar leite e der um beijo no rosto de alguém com essa doença, a pele dessa pessoa já fica imediatamente irritada”, explica.

De acordo com ele, 3% da população tem alergia a algum alimento: o leite é o maior deles, seguido por ovo, amendoim e soja. Mas nem toda reação alérgica ao leite é tão grave. “Algumas pessoas não produzem um tipo de enzima que digere o leite, o que pode causar diarreia e coceira do corpo.”

A dieta para casos como esse precisa ser rigorosa. O especialista recomenda que a primeira opção é servir leite “extensamente hidrolizado, uma modificação química na proteína do leite para deixá-lo menos alérgico”. Para os casos mais graves, “prescreve-se alguns aminoácidos. Após seis meses substitui-se pelo leite de soja”.

Fonte: ig.com.br

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista e Auxiliar de Classe em Santos, curso de Excelência no Atendimento e recepção Clinica Hospitalar em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso Planos e Projetos Pedagógicos em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, Curso de Lactarista em Santos, Cuidador de Idosos . Cursos Profissionalizantes

CURTE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Curso de Copeira Hospitalar em Santos na Faculdade do Saber

Curso de Copeira Hospitalar no dia 14/09/2019 das 09:00h às 18:00h. com apostila, certificado e encaminhamento profissional.

Valor: R$ 150,00

Módulo I – (das 09:00h às 13:00h)

- Higiene pessoal
. Higiene e manipulação dos alimentos (higiene das mãos, alimentos e utensílios)
. Noções básicas de microbiologia
. Manutenção correta de alimentos, organização e higienização da copa
. Dietas hospitalares: tipos por consistência, por tipo de patologia e distribuição de dietas enterais
. Aula prática da montagem e entrega correta das bandejas e dietas

Módulo II – (14:00h às 18:00h)
. Significados da qualidade em Saúde (compromisso, trabalho em equipe e responsabilidade profissional)
. Excelência no atendimento ao paciente
. Postura e Ética Profissional

. Noções Médicas e Patologias

. Dinâmicas e debates

. Avaliação

Maiores detalhes pelo telefone: 13-32274312 e 13-981705081 (whats app)

Curta a nossa página no facebook:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Curso de Lactarista em Santos, Curso de Cuidador de Idosos em Santos, Curso de Babá em Santos, Curso de Recreação em Santos, Curso de Cuidador de Idosos em Santos; Curso de Copeira, Curso de Copeira Hospitalar; Faculdade do Saber

Novo guia do aparelho digestivo

Inspirada na tradicional pirâmide alimentar — que elenca as necessidades nutricionais em ordem crescente —, a versão feita por médicos espanhóis é focada na digestão e vai além das orientações sobre o cardápio, abordando atividade física e estado emocional. “O estresse está associado a males como refluxo, gastrite e constipação”, concorda o gastroenterologista Vladimir Schraibman, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

No bloco da nutrição, destaca-se o consumo dos leites fermentados enriquecidos com bactérias do bem. “Essa pirâmide parece direcionada a melhorar a flora intestinal, cada vez mais valorizada como protetora do organismo”, opina Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia. A ideia espanhola recebeu elogios, mas é preciso lembrar que nem todo mundo pode segui- la à risca. “Pessoas com intolerância à lactose, por exemplo, devem tomar cuidado com a ingestão de iogurtes e outros derivados do leite”, diz Schraibman.

NUNCA
A pirâmide condena o cigarro, cujas toxinas danificam todo o sistema digestivo, e o uso constante de laxantes, que desequilibram a flora intestinal. Recomenda, ainda, contra-atacar o estresse e a ansiedade, que favorecem o aparecimento ou a piora de várias doenças. E prega a moderação nas gorduras, que tornam mais lenta a digestão e, em excesso, favorecem o câncer.

REGULARMENTE
O guia preconiza o controle do peso, já que a obesidade e o sedentarismo caminham ao lado de diversas ameaças ao aparelho digestivo. Também orienta visitas periódicas ao banheiro — nada de segurar ou adiar a vontade. Se possível, reserve um tempinho depois das refeições. O importante, de qualquer forma, é ficar na média: de uma vez a cada dois dias até três vezes diárias.

A CADA DOIS DIAS
O plano espanhol sugere o consumo de legumes levemente refogados e, nos lanches da tarde, saladas de frutas ou iogurtes salpicados de frutas secas e granola. Ainda indica exercícios como caminhada, corrida e natação — e é melhor realizá-los pelo menos dez minutos ao dia do que deixar para fazer uma hora por semana.

TODO DIA
Há uma forte recomendação para o consumo de frutas frescas e, sempre que possível, com casca. Assim como verduras cruas ou cozidas, temperadas com azeite de oliva, e arroz e massas integrais. Tudo isso garante boas doses de fibras, que incentivam o trabalho do intestino, e de antioxidantes, que preservam as células do aparelho digestivo. Além disso, vale tomar entre oito e dez copos de água todo santo dia ou, se preferir, beber chás e sucos naturais. Por fim, são aconselháveis pelo menos 30 minutos de caminhada — dá até para incluir na conta os lances de escada que podem substituir o elevador.

Fonte: piramidedigestaosaudavel

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recepção linica Hospitalar em Santos, curso de Recepção Clinica Hospitalar em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos.

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

CURTE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Higienização dos alimentos

Aí vão algumas dicas para uma boa higienização dos alimentos:

  • Lave em água corrente as frutas, verduras e legumes. E quando falamos em lavar, é laver mesmo: esfregue suavemente com as pontas dos dedos toda a superfície. Não use sabão ou detergente. É indicado deixar os alimentos (após lavar) de molho em um litro de água com 10 ml de água sanitária para garantir a sanitização dos alimentos;
  • Lave bem latas e embalagens de conservados antes de abrir;
  • Evite latas aparentemente danificadas (estufadas, amassadas, com furos ou enferrujadas);
  • Cheque a validade e a data de fabricação dos alimentos (muitas pessoas esquecem de verificar a data de fabricação, mas é importante, pois permite estimar quanto tempo de vida possui o alimento);
  • Cozinhe bem as carnes antes de consumi-las, eliminando assim micróbios e ovos de vermes;
  • Mantenha os alimentos protegidos de insetos e roedores;
  • Use sempre água filtrada;
  • Lembre-se que deve higienizar todos os tipos de embalagens – mesmo os “copinhos” de iogurte precisam ser lavados antes do consumo;
  • Ao guardar frutas e legumes, faça-os sempre inteiros – alimentos cortados expõem seu conteúdo a impurezas do ar, bem como a bactérias e fungos;
  • Cigarros, barba, cabelos soltos, anéis e outros adereços pessoais não combinam com a cozinha, um lugar onde a higiene deve ser total!
  • Não acumule cascas ou resíduos sobre a pia a fim de evitar a presença de moscas;
  • Lave sempre as mãoes antes de tocar nos alimentos, tanto no preparo quanto para o consumo.

Fonte: nutricaoemfoco

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recepção Clinica em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos.

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Alimentos que sabotam a dieta – Curso de Copeira

Colágeno da gelatina não deixa a pele mais firme

Segundo a nutricionista Chris Castro, autora do blog Nutrição e Beleza, a gelatina – servida rotineiramente para crianças e adotada pelos adultos – como fonte de colágeno e sobremesa menos calórica sabota qualquer dieta.

“O produto é um pó feito à base de colágeno íntegro, que no nosso organismo tem uma absorção muito baixa, cerca de 5%. O que o nosso organismo precisa para dar firmeza à pele, na verdade, é o colágeno hidrolisado. Além da gelatina não ser uma fonte rica em colágeno, tem muito açúcar, corantes artificiais e nada de nutrientes. O mesmo vale para a versão diet. Sobremesa saudável é fruta”, afirma a especialista.

Peito de peru tem muito sódio

O famoso lanchinho de pão integral com peito de peru também é um sabotador da dieta.

“Tanto quanto presunto, mortadela e salsicha, o peito de peru é um embutido. Realmente aquela carne do peito do peru é utilizada, mas para torná-lo embutido é feito um processo em que entram vários conservantes, corantes. Tem menos gordura que os demais, mas é também uma fonte de sódio, sal. Outro agravante é o uso de hormônio nas aves, então, o produto final acaba sendo também uma fonte de química”, alerta Chris.

Fonte: msn.com

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista e Babá em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Lactarista em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar, curso de Planos e Projetos Pedagógicos. Cuidador de Idosos . Cursos Profissionalizantes

O que não pode faltar na alimentação dos idosos

Como já falado aqui neste blog uma alimentação equilibrada é fundamental em todas as fases da vida. Mas principalmente na terceira idade é importante para reduzir os problemas de saúde que os acometem e melhorar a qualidade de vida.

Uma natural redução na absorção de nutrientes na terceira idade, medicamentos, inapetência, dificuldades no preparo (e desconhecimento) de refeições balanceadas, dificuldades motoras, podem comprometer ainda mais a saúde de idosos.

Cálcio – mineral importante presente nos ossos, dentes, para a contração muscular, coagulação sanguínea, dentre outros. Sua deficiência pode causar a osteoporose, que é a desmineralização óssea, causando fragilidade e fraturas. As principais fontes do cálcio são leite e derivados (queijos e iogurtes), peixes, amêndoas e couve.

Vitamina D – fundamental para o metabolismo e absorção do cálcio. A redução à exposição solar (forma como a vitamina é melhor absorvida), principalmente pela população que fica mais recolhida em casa durante o inverno ou por estarem acamados, são os responsáveis pela sua deficiência. Atualmente, praticamente metade da população apresenta algum nível de carência desta vitamina.

Os alimentos que fornecem vitamina D são poucos, as quantidades presentes são baixas e sua forma não é tão bem absorvida como a luz do sol. Encontramos a vitamna D em óleos de peixe, frutos do mar, gema de ovo, leite, fígado, cevada, salmão e sardinha.

Ferro – essencial na formação da hemoglobina, responsável pelo fornecimento de energia, quando abaixo das recomendações pode levar a um quadro de anemia. Pode ser ferro heme (proveniente de alimentos de origem animal) e não heme (proveniente de alimentos de origem vegetal), têm diferentes teores de absorção dependendo do alimento.

Carnes em geral (as vermelhas apresentam um teor maior), gema do ovo, melado, banana, leguminosas, verduras verdes escuras (agrião, espinafre) e cereja são fontes. O ferro contido no ovo é 100% aproveitado, o do feijão cozido cerca de 80%, das verduras 68% e o da carne, 20%.

Um bife de aproximadamente 100g (gramas) fornece 4,3 mg (miligramas) de ferro, representa a metade das necessidades diárias para esse mineral. Lembrando que associações com vitamina C aumentam sua absorção, enquanto que a associação com alimentos ricos em cálcio, ao contrário, reduzem.

Potássio:  atua nas contrações musculares, responsável pelo equilíbrio hidroeletrolítico do organismo, atua no metabolismo da glicose, interfere na síntese proteica, necessária para o armazenamento da proteína muscular, transmissão nervosa, na função renal, e na contração da musculatura cardíaca. A hipertensão muitas vezes se instala quando há um desequilíbrio entre as fontes de sódio e potássio (muito sódio e pouco potássio).

É encontrado em quase todos os alimentos, principalmente os de origem vegetal como hortaliças e frutas. As maiores fontes são batata inglesa, banana, couve, laranja, melão, leguminosas (feijões em geral) e carnes.

Zinco – responsável pela integridade do sistema imunológico, produção de alguns hormônios ligados ao crescimento e reprodução, cicatrização, dentre outros. Normalmente presente em carnes vermelhas, fígado, ostras, aves, peixes, leite, ovos, cereais integrais em geral.

http://emais.estadao.com.br/blogs/viva-mais-e-melhor/o-que-nao-pode-faltar-na-alimentacao-dos-idosos

Cursos Profissionalizantes em Santos. Curso de Cuidador de idosos em Santos,
Curso de Recepção Clinica Hospitalar, curso de Copeira Hospitalar, Curso de Lactarista, Curso de Berçarista e Auxiliar de Classe.

Chocolate dá espinhas?

Ao abordar esse tema com vários especialistas, chegamos a uma conclusão surpreendente: não encontramos nenhuma referência, na literatura médica, de que o chocolate realmente provoque espinhas.

O que se sabe é que a Acne, popularmente conhecida como cravos ou espinhas, é uma doença inflamatória da pele.

O aumento da produção de sebo, causada pela elevação de hormônios sexuais, principalmente na adolescência, obstrui o canal de secreção da glândula sebácea.
Essa obstrução acaba por formar o cravo, pontinho branco ou escurecido, que se manifesta principalmente no rosto, costas, peito e ombros. Algumas vezes, esses poros obstruídos se infeccionam formando bolhas cheias de pus, conhecidas como espinhas.

O aumento de hormônios pode estar ligado a questões emocionais. Muitas vezes acaba se consumindo uma grande quantidade de chocolate, para tentar amenizar um estado de ansiedade ou tensão.
O resultado é o aparecimento de cravos e espinhas, não pelo chocolate em si, mas pela alteração hormonal dessa condição de estresse.

Além do mais, pesquisas comprovam que o chocolate escuro é rico em Flavonóides, que combatem o envelhecimento das células. Fique atenta(o) à cor do chocolate.  Isso porque os Flavonóides estão no cacau e quanto mais amargo o chocolate, maior a concentração dessa substância benéfica à nossa saúde.

Fonte: saudenainternet

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Lactarista em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

A verdade sobre a perda de nutrientes

“Não existe alimento que não perca nutrientes quando congelado, mas há dicas para melhorar a conservação”, diz Paula. Fique por dentro:

  • Chuchu, abobrinha e berinjela congelam melhor como prato pronto.
  • Mandioca bem fresca pode ser congelada crua e sem casca.
  • Couve-flor, brócolis, alcachofra e repolho: precisam ser bem lavados. Em seguida, deixados de molho em água com limão e sal por 30 minutos. Assim, eliminam pequenos insetos e duram mais.
  • Ervas para tempero: lave, seque, pique a gosto e congele.
  • Tomate: retire a casca e as sementes antes de preparar molho, suco ou purê.

Fonte: abrilmdemulher

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Shantala em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Camareira em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar e Libras em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos.

Siga-nos no Twitter:  www.twitter.com/fasabsantos

Lactário Hospitalar

Higienização de mamadeiras, copos e outros utensílios

O lactário é responsável pelo desenvolvimento das seguintes atividades, sempre com a responsabilidade técnica do nutricionista:

a) Higienização de mamadeiras, copos e outros utensílios utilizados para oferta das fórmulas lácteas em áreas destinadas à recepção e lavagem desses materiais.

b) Desinfecção das mamadeiras, copos e outros acessórios usados.

c) Preparo e envase de fórmulas lácteas e não-lácteas (ex: à base de soja).

d) Esterilização terminal que consiste na autoclavagem das mamadeiras já porcionadas e prontas para serem encaminhadas às unidades de internação hospitalar.

e) Estocagem e distribuição das formulações preparadas.

f) Recebimento das prescrições das fórmulas pediátricas e das dietas enterais, seja de forma manual ou informatizada.

g) Limpeza e sanitização dos insumos usados no setor.

h) Além das áreas específicas para cada atividade acima mencionada, o lactário hospitalar também deve dispor de vestiário para paramentação adequada dos funcionários e depósito para material de limpeza.

Conforme observado, as especificações para funcionamento do lactário hospitalar necessitam do profissional nutricionista gerenciando e coordenando todas as etapas das atividades do setor.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recepção Clinica em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos.

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Gorduras do Bem

Consumo de abacate, coco, peixe, ovo e azeite de oliva ajudam na manutenção do peso, equilíbrio do colesterol e diabetes, além de garantir hidratação à pele.

Nem toda gordura é ruim. Muitos alimentos contêm gorduras consideradas boas e essenciais para a manutenção da saúde. Quer saber quais são eles? Entre as frutas, abacate, coco e açaí; sementes como amêndoas, castanha, avelã, chia e linhaça também. E, nos acompanhamentos para as refeições, peixes e ovo, segundo lista o nutricionista Gabriel de Carvalho.

“No caso das sementes, são benéficas desde que consumidas cruas, nada de torradas e salgadas. Os peixes devem ser preferencialmente de água salgada, enquanto o ovo somente se servido com a gema mole, seja cozido ou frito”, detalha.

Apesar de as crianças geralmente não estarem habituadas com esses alimentos, o médico indica que são boas opções para consumo diário. “Desde muito jovem elas são intoxicadas de carboidratos! E todas as pessoas – adultos ou crianças – que mudarem os lanches de carboidrato (bolo, bolacha, cereais, por exemplo) pelos lanches de gordura boa vão ter benefícios em termos de emagrecimento”, afirma.

Essa troca, reforça o nutricionista, não interfere no desenvolvimento dos pequenos. “A contribuição energética será mantida. A questão é de onde vem essa energia. Com a troca, estamos substituindo calorias de carboidrato por calorias de gordura que, vindas desses alimentos, trazem melhores benefícios”, pontua. “Para as crianças, ajuda na parte vascular, cerebral, comportamental, na concentração e memória. A melhora é significativa à saúde”, completa Gabriel.

Fonte: TempodeMulher

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar e Libras em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Algumas funções das Lactaristas em hospitais

  • Recolher as mamadeiras vazias dos setores para higienização;
  • Diluir as fórmulas infantis de acordo com o mapa fornecido pela nutricionista;
  • Distribuir as mamadeiras aos setores;
  • Fazer a higienização da geladeira do Berçário para guarda de mamadeiras, semanalmente;
  • Retirar o leite materno no Banco de Leite Materno para envasar nas mamadeiras.

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista e Auxiliar de Classe em Santos, curso de Recepção Clinica Hospitalar em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de  Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Lactarista em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos.

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

CURTE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Curso de Lactarista em Santos

Curso de Lactarista no dia 26/01/2019 das 09:00h às 18:00h. com apostila, certificado e encaminhamento profissional.

Conteúdo:

. O Lactário
. Função do profissional
. Higiene pessoal e dos equipamentos
. Padronização, normas e procedimentos
. Limpeza e organização do lactário
. Desinfecção e esterilização
. Leite materno e outros leites

Valor: R$ 150,00

Curta a nossa página no facebook:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Curso de Copeira Hospitalar em Santos, Curso de Lactarista em Santos, Curso de Recreação em Santos, Curso de Lactarista em Santos, Curso de Berçarista em Santos, Curso de Cuidadopr de Idosos em Santos; Faculdade do Saber; Cursos profissionalizantes

Os dentes das crianças!

Anna Karwowska

Além do café da manhã ser a refeição mais importante do dia, pular esse momento pode aumentar a quantidade de cáries no seu filho. Tudo porque se ele não comer na hora certa, vai acabar beliscando no meio da manhã e, claro, nem se lembrará de escovar os dentes depois, mostra uma nova pesquisa espanhola. Lembre-se que, a partir de 1 ano, você já pode escovar os dentes do seu filho com creme dental sem flúor e uma escova com cerdas macias em movimentos suaves (antes disso, só a dedeira é permitida). Faça a limpeza após as refeições e quando ele comer uma guloseima bem cheia de açúcar. E tente convencê-lo a tomar o café da manhã todos os dias!

Fonte: globo.com

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Recepção Clinica Hospitalar em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá.