Arquivos mensais: fevereiro 2019

Fortaleça a saúde dos pulmões com hábitos saudáveis

Quando se fala em manter a saúde em dia, os pulmões nem sempre são lembrados. Porém, cuidar do principal órgão do sistema respiratório é essencial para garantir qualidade de vida e evitar doenças sérias. Para ajudar nessa tarefa, alguns hábitos são fundamentais e devem ser levados a sério.

Para o Dr. José Roberto de Brito Jardim, chefe da disciplina de Pneumologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, o primeiro passo para manter o órgão saudável é não agredi-lo. “Em geral, os pulmões nascem sadios. O que acontece é que muitas pessoas alteram suas condições por meio do fumo, da poluição, da utilização de produtos químicos nocivos etc.”

O pneumologista ressalta que o cigarro tem mais de 4 mil substâncias nocivas à saúde, por isso é importante se manter longe dele. “Nos primeiros anos, os tabagistas não têm lesões pulmonares, mas, após dez ou 15 anos, apresentam consequências sérias”, afirma.

Segundo o Dr. Paulo Camiz, clínico geral e professor do Hospital das Clínicas da USP, até mesmo produtos de limpeza podem fazer mal ao sistema respiratório. O médico explica que atividades do cotidiano, principalmente relacionadas ao trabalho, podem trazer complicações em longo prazo. “São comuns as doenças ocupacionais, que atingem trabalhadores de minas de carvão ou os pedreiros que se expõem ao amianto, por exemplo. Às vezes, na sua própria casa, você utiliza produtos para higienizar ambientes que prejudicam a saúde dos pulmões.”

Existem, ainda, outros fatores que facilitam o aparecimento de doenças pulmonares. Segundo o Dr. Jardim, pacientes com refluxo têm mais chances de danificar o órgão, pois o ácido do estômago pode chegar às vias aéreas, causando asma e fibrose pulmonar, entre outros males. Pessoas que têm rinite e não a tratam apresentam mais crises de asma. Até mesmo a falta de higiene bucal pode afetar os pulmões: “A pessoa aspira as bactérias, causando abcesso pulmonar”, explica o médico.

Além de evitar práticas nocivas, alguns hábitos saudáveis podem contribuir para a boa funcionalidade dos pulmões. Entre eles, praticar atividades físicas regularmente ajuda o organismo a produzir substâncias anti-inflamatórias. Além disso, faz com que os alvéolos recebam uma quantidade maior de ar. O Dr. Camiz alerta para a importância de se exercitar de forma adequada: “O ar seco não faz bem às vias respiratórias. É importante se hidratar, e evitar exercícios em horário de pico de calor”.

A alimentação também é uma boa aliada da saúde, não apenas do pulmão. Uma dieta balanceada, com proteínas, carboidratos, sais minerais e vitaminas, melhora a imunidade e a resistência.

Outras medidas importantes para proteger os pulmões são, no inverno, evitar ficar em ambientes fechados com pessoas que têm alguma doença das vias respiratórias, como gripe e resfriado. Idosos e pessoas com baixa imunidade ou doenças pulmonares crônicas podem reforçar a imunidade por meio de vacinas específicas.

Fonte: ogeriatra

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Shantala em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Camareira em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar e Libras em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos. cuidador de idosos ; Faculdade do Saber

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Dicas para estabelecer uma ótima noite de sono a criança – Babá

1. Espere o sono chegar:
Se a criança não demonstra o mínimo cansaço, nem adianta colocá-la para dormir. Observe quando os bocejos ficam freqüentes, e os olhos, baixos. Esse é o momento em que o organismo dela escolheu para descansar.

2. Seja pontual:
Assim que descobrir o horário de sono do seu filho, faça com que ele seja cumprido diariamente.

3. Nada de agito:
Exigir que o pequeno durma logo depois de correr, pular ou se exaltar com brincadeiras estimulantes é jogo sujo. Diminua o ritmo das atividades à noite.

4. Apague as luzes:
Essa dica é importante principalmente para quem tem bebês com menos de 3 meses. Associar a escuridão à hora do sono ajuda a criança a entender que existem diferenças entre dia e noite – algo que ela ainda não sabe. Os maiores também ficam mais tranqüilos no escuro. Afinal, quando as luzes se acendem, os olhos preferem explorar o que há ao redor e a criança se esquece de dormir.

Fonte: bebe.com.br

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista e Auxilair de Classe  em Santos, curso de Excelência e recepção Clinica no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Shantala em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidadoar de idosos em Cubatão, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos.

CURTE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141