Arquivos mensais: junho 2019

Educação Inclusiva

A criança portadora de necessidades especiais, como qualquer outra criança tem o direito de cursar uma escola e ter expectativas em relação ao seu futuro. Mas infelizmente, ainda no século XXI, existe um preconceito exagerado por parte da sociedade em geral e o mais grave: por parte daqueles que deveriam vir a lutar e dar exemplos dentro de uma sociedade, que são os educadores. Isto infelizmente ocorre em todo o segmento educacional brasileiro. Mas existem pessoas e profissionais que vem trabalhando para minimizar esse preconceito por parte dos educadores.

Fonte: fraterbrasil.org.br

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De olho na rinite

Para o clínico geral Paulo Camiz e o pneumologista Mauro Gomes, a história de andar descalço ou tomar friagem está muito mais ligada aos processos de rinite alérgica. Esses sim podem piorar com as mudanças de temperatura.

Ao contrário da gripe e do resfriado, a doença não está ligada a vírus, mas sim a uma inflamação da mucosa do nariz que ocorre ao entrar em contato com algum agente causador de alergias, principalmente os ácaros.

“A variação brusca da temperatura, principalmente do quente para o frio, pode desencadear um processo alérgico no sistema respiratório em pessoas sensíveis. Quando pisamos em um chão frio, por exemplo, nosso organismo pode interpretar que aconteceu essa variação e então desencadear crises de espirro, coriza e obstrução nasal”, explica Gomes.

Assim como no resfriado, durante uma crise de rinite alérgica, há uma contração dos vasos sanguíneos do trato respiratório. “Se o paciente ficar muito tempo com o nariz entupido ou com uma secreção abundante, a chance de haver uma infecção por algum vírus é grande”, completa Camiz.

Fonte: Matéria publicada na Uol – OGeriatra

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O que não pode faltar na alimentação dos idosos

Como já falado aqui neste blog uma alimentação equilibrada é fundamental em todas as fases da vida. Mas principalmente na terceira idade é importante para reduzir os problemas de saúde que os acometem e melhorar a qualidade de vida.

Uma natural redução na absorção de nutrientes na terceira idade, medicamentos, inapetência, dificuldades no preparo (e desconhecimento) de refeições balanceadas, dificuldades motoras, podem comprometer ainda mais a saúde de idosos.

Cálcio – mineral importante presente nos ossos, dentes, para a contração muscular, coagulação sanguínea, dentre outros. Sua deficiência pode causar a osteoporose, que é a desmineralização óssea, causando fragilidade e fraturas. As principais fontes do cálcio são leite e derivados (queijos e iogurtes), peixes, amêndoas e couve.

Vitamina D – fundamental para o metabolismo e absorção do cálcio. A redução à exposição solar (forma como a vitamina é melhor absorvida), principalmente pela população que fica mais recolhida em casa durante o inverno ou por estarem acamados, são os responsáveis pela sua deficiência. Atualmente, praticamente metade da população apresenta algum nível de carência desta vitamina.

Os alimentos que fornecem vitamina D são poucos, as quantidades presentes são baixas e sua forma não é tão bem absorvida como a luz do sol. Encontramos a vitamna D em óleos de peixe, frutos do mar, gema de ovo, leite, fígado, cevada, salmão e sardinha.

Ferro – essencial na formação da hemoglobina, responsável pelo fornecimento de energia, quando abaixo das recomendações pode levar a um quadro de anemia. Pode ser ferro heme (proveniente de alimentos de origem animal) e não heme (proveniente de alimentos de origem vegetal), têm diferentes teores de absorção dependendo do alimento.

Carnes em geral (as vermelhas apresentam um teor maior), gema do ovo, melado, banana, leguminosas, verduras verdes escuras (agrião, espinafre) e cereja são fontes. O ferro contido no ovo é 100% aproveitado, o do feijão cozido cerca de 80%, das verduras 68% e o da carne, 20%.

Um bife de aproximadamente 100g (gramas) fornece 4,3 mg (miligramas) de ferro, representa a metade das necessidades diárias para esse mineral. Lembrando que associações com vitamina C aumentam sua absorção, enquanto que a associação com alimentos ricos em cálcio, ao contrário, reduzem.

Potássio:  atua nas contrações musculares, responsável pelo equilíbrio hidroeletrolítico do organismo, atua no metabolismo da glicose, interfere na síntese proteica, necessária para o armazenamento da proteína muscular, transmissão nervosa, na função renal, e na contração da musculatura cardíaca. A hipertensão muitas vezes se instala quando há um desequilíbrio entre as fontes de sódio e potássio (muito sódio e pouco potássio).

É encontrado em quase todos os alimentos, principalmente os de origem vegetal como hortaliças e frutas. As maiores fontes são batata inglesa, banana, couve, laranja, melão, leguminosas (feijões em geral) e carnes.

Zinco – responsável pela integridade do sistema imunológico, produção de alguns hormônios ligados ao crescimento e reprodução, cicatrização, dentre outros. Normalmente presente em carnes vermelhas, fígado, ostras, aves, peixes, leite, ovos, cereais integrais em geral.

http://emais.estadao.com.br/blogs/viva-mais-e-melhor/o-que-nao-pode-faltar-na-alimentacao-dos-idosos

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Curso de Berçarista e Auxiliar de Classe

Curso de Berçarista e ADI será nos dias 20 e 27 de JULHO de 2019 das 09:00h às 18:00h.

Valor: R$ 250,00 inclusos apostila e o certificado em duas de $125,00

A primeira parcela ( R$ 125,00 ) garante sua vaga

Carga Horária – 16h (2 sábados)

Módulo I – Pedagoga

– O Papel do educador

– Funções da Berçarista e ADI

– Desenvolvimento Infantil de 0 a 6 anos

– Noções básicas de Piaget

– Outras Linhas educacionais

– Brincadeiras e Jogos

– Formação de bons hábitos

– Postura profissional

Módulo II – Enfermeira Padrão

– Noções de Primeiros Socorros (aula prática)

– Noções médicas e doenças infantis

– Prevenção de acidentes

– Higiene com os utensílios da criança

– Banho do RN (aula prática)

– Cuidados com o Bebê e com a criança maior

Módulo III – Nutricionista

– Noções básicas de nutrição

– Importância da alimentação saudável

– Noções de Higiene

– Diferenças entre os leites

– Esterilização de mamadeiras

– Definição de nutrientes, proteínas, micronutrientes

– Microbiologia

Programação:

Às 09:00h – Início (10 min de tolerância de atraso)

Às 11:00h – Intervalo para o cafézinho: 10 min

Das 13:00h às 14:00h – Intervalo para almoço

Às 14:00h – Retorno às atividades

Às 17:45h – Entrega dos certificados e orientações finais

Endereço da escola: Rua Joaquim Távora, 93 conjunto 65 – Vila Mathias em Santos/SP

Mais detalhes e inscrições pelo telefone 13-3227-4312 – WHATS APP: 13-98170-5081 ou pelo site: www.faculdadedosaber.com.br

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ENDEREÇO DA FACULDADE DO SABER!!!

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Dicas especiais para contar histórias

1- Escolha das histórias

Os livros e histórias sugeridos pelas crianças são um passo em direção a uma plateia interessada. Mas selecionar histórias que despertem a vontade de contar no contador é importante para o bom resultado final. Quando uma história se conecta com que vai conta-la ela passa a ser interiorizada e sentida como pertencente!
Para crianças menores, de 1 a 2 anos, ou para introduzir o grupo no mundo das histórias, é importante selecionar livros com histórias e ilustrações de boa qualidade. Histórias com textos que se repetem favorecem a compreensão.  As crianças gostam especialmente de  histórias de animais.

2- Conhecer para narrar

Às vezes temos que pegar um livro novo e contar de supetão para a turma, sem mesmo tê-lo lido ou folheado. Essa forma de contar histórias geralmente traz insegurança para quem conta e nem sempre prende a audiência. Mas acontece!
Se pudermos nos preparar para o momento, os resultados serão infinitamente melhores. Ler o livro ou história com antecedência, praticar a narração e pensar nos momentos chave ampliam a experiência. Vale também fazer uma possível “tradução” de partes complicadas para a faixa etária, programar cenas com a participação dos pequenos e organizar  materiais que podem enriquecer a narrativa.
Não é necessário decorar a história. Aliás, quando disponível, o livro deve estar presente para se fazer ver e reconhecer pelas crianças. Ao final da narrativa, deixe os pequenos manusearem o livro e incentive conversas e o reconto por parte deles.
Após um período de ambientação com a leitura e contação, à medida que os pequenos vão ampliando o vocabulário e ficando mais entusiasmados e concentrados, as histórias selecionadas podem ser mais longas e complexas.

Fonte: contacaohistorias

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Chocolate dá espinhas?

Ao abordar esse tema com vários especialistas, chegamos a uma conclusão surpreendente: não encontramos nenhuma referência, na literatura médica, de que o chocolate realmente provoque espinhas.

O que se sabe é que a Acne, popularmente conhecida como cravos ou espinhas, é uma doença inflamatória da pele.

O aumento da produção de sebo, causada pela elevação de hormônios sexuais, principalmente na adolescência, obstrui o canal de secreção da glândula sebácea.
Essa obstrução acaba por formar o cravo, pontinho branco ou escurecido, que se manifesta principalmente no rosto, costas, peito e ombros. Algumas vezes, esses poros obstruídos se infeccionam formando bolhas cheias de pus, conhecidas como espinhas.

O aumento de hormônios pode estar ligado a questões emocionais. Muitas vezes acaba se consumindo uma grande quantidade de chocolate, para tentar amenizar um estado de ansiedade ou tensão.
O resultado é o aparecimento de cravos e espinhas, não pelo chocolate em si, mas pela alteração hormonal dessa condição de estresse.

Além do mais, pesquisas comprovam que o chocolate escuro é rico em Flavonóides, que combatem o envelhecimento das células. Fique atenta(o) à cor do chocolate.  Isso porque os Flavonóides estão no cacau e quanto mais amargo o chocolate, maior a concentração dessa substância benéfica à nossa saúde.

Fonte: saudenainternet

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Engasgo e refluxo das crianças

Engasgo

Crianças pequenas adoram colocar objetos na boca. Fique atenta, pois um pedacinho de comida, uma cápsula de remédio, um objeto pequeno ou até mesmo uma bala podem ficar entalados em suas vias aéreas. A criança engasgará e poderá ficar sufocada. Em casos mais graves, a criança fica impossibilitada de respirar, o que pode ser fatal se não for socorrida imediatamente.

O engasgo acontece quando um corpo estranho ameaça entrar na traquéia, ou seja, na passagem usada para a entrada de ar nos pulmões. Seu caminho natural deveria ser o esôfago e depois o estômago.

Refluxo

Todas as pessoas já devem ter apresentado em algum momento da vida a volta do alimento do estômago em direção à boca sem que isso acarretasse em algum problema. Quando a freqüência, quantidade e duração são exageradas, o refluxo é considerado uma doença.

A grande maioria dos bebês apresenta refluxo gastroesofágico por causa da imaturidade do esfíncter esofagiano. É chamado de refluxo fisiológico, isto é, que faz parte do desenvolvimento infantil.

Atenção, mamãe – Em 80% dos casos, o refluxo tende a regredir a partir dos seis meses de vida coincidindo com a introdução dos alimentos sólidos e a condição de uma postura corporal mais ereta.

O refluxo gastroesofágico é considerado patológico quando os episódios de vômitos e regurgitações não melhoram depois dos seis meses de vida mesmo com alterações na postura e dieta. Nessa fase, a criança não ganha peso ou o perde e pára de crescer e produz uma esofagite (inflamação do esôfago).

Além desses problemas, a criança apresenta sintomas como irritabilidade, choro persistente, dificuldade para dormir, recusa de alimentos ou complicações relacionadas ao nariz, ouvido, seios da face e garganta.

Em casos mais graves, a criança pode apresentar uma apnéia (parada respiratória) ou aspirar o próprio refluxo (chegar aos pulmões), progredindo para uma pneumonia aspirativa. Preste atenção se seu filho apresenta como sintoma chiado no peito.

Nas crianças mais velhas, os sintomas são de dor ou sensação de queimação no peito que se move até o pescoço (azia), gosto ácido ou amargo na boca, vômitos, episódios de tosse, arrotos e dor ao engolir o alimento.

Como vencer o refluxo? – O refluxo tem cura e pede alguns cuidados que devemos ter no cotidiano das crianças. A manutenção do leite materno é essencial, assim como deixar a criança no colo “em pé” para arrotar depois de alimentada por pelo menos meia hora antes de deitá-la. Se a criança já toma leite de vaca, às vezes poderá ser necessário engrossar com farinha de arroz ou milho.

Fracionar a alimentação para que o estômago não distenda e o refluxo seja evitado é outro cuidado. A quantidade de alimento deve ser menor por vez e dada em mais vezes ao dia. Alguns alimentos devem ser evitados como gorduras e frituras, chocolate, sucos cítricos (ácidos), café, refrigerante e iogurte.

Outra dica: a cabeceira do berço ou da cama da criança deve ficar elevada para que a ação da gravidade ajude o esvaziamento gástrico, assim como a posição de lado em cima do braço direito.

Fonte: alobebe

guiadobebe

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Alergias Curiosas

Ao sol: O sistema imunológico entende que a luz do sol é um invasor maléfico e dá uma resposta intensa ao organismo. Isso causa irritação e bolinhas vermelhas na pele. Os sintomas geralmente aparecem poucas horas depois da exposição ao sol e desaparecem em alguns dias. Usar filtro solar ajuda a prevenir o problema.

Ao calor: É um tipo de urticária causada por uma hipersensibilidade da pele ao aumento da temperatura do corpo ou ao suor. A pele poder fica irritada depois de um banho quente, após uma refeição bem apimentada, por causa de estresse ou alguma questão emocional, e por mudanças bruscas de temperatura, como sair do ar-condicionado e ir para um local quente.

A exercícios: Algumas pessoas podem manifestar reações alérgicas na pele após praticar alguma atividade física. As diferenças entre esse tipo de alergia e a causada pelo calor do corpo é muito sutil, por isso somente os especialistas são capazes de identificá-las. Por ser muito rara e de difícil diagnóstico, muitos pacientes passam a vida sem saber que a têm.

Fonte: crescer.com

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A importância da Inclusão Social – Inclusão Escolar

Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo na educação infantil.
Laura Kemp de Mattos*
Adriano Henrique Nuernberg**
fonte: http://www.redalyc.org/html/3131/313127401009/
Esse trabalho visa relatar uma experiência de intervenção psicoeducacional no
contexto escolar junto a uma turma de educação infantil. O foco principal foi
auxiliar na promoção do desenvolvimento e da interação social de um educando
com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID). O autismo leva a um funcio-
namento diferenciado do sujeito no tocante à reciprocidade social e comunica-
ção, portanto, para que o educando possa participar das interações sociais
foram necessárias mediações específicas articuladas com as características
singulares da criança, valorizando a inter-regulação da participação do sujeito
nas trocas sociais. Os resultados foram bastante expressivos, evidenciando a
importância da mediação pedagógica no desenvolvimento psicossocial. De modo
geral, foram observadas melhorias significativas na qualidade de interação e
comunicação do educando em questão, bem como foram verificadas melhorias
na capacidade da turma em acolher diferenças e da professora em flexibilizar suas práticas educacionais à luz de perspectivas inclusivas.
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