Arquivos diários:: 2 de novembro de 2019

Berçários: muito além de cuidar

Está na lei: a educação infantil engloba o atendimento de crianças de 0 a 3 anos, além da pré-escola. Assim, muito mais do que oferecer um espaço para que sejam apenas cuidadas enquanto os pais trabalham, os berçários e creches devem ser instrumentos para o seu desenvolvimento, inclusive do ponto de vista pedagógico.

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, 2009) evidenciam que esse tipo de instituição deve cumprir algumas funções para garantir o bem-estar das crianças, famílias e profissionais. São elas:

Social: acolher, para educar e cuidar, crianças entre 0 e 5 anos, compartilhando com as famílias o processo de formação da criança pequena em sua integralidade. Creches e pré-escolas cumprem importante papel na construção de valores como a solidariedade e o respeito ao bem comum, o aprendizado do convívio com as diferentes culturas, identidades e singularidades, preservando a autonomia de cada um.

Política: possibilitar a igualdade de direitos para as mulheres que desejam exercer o direito à maternidade e também contribuir para que meninos e meninas usufruam, desde pequenos, os seus direitos sociais e políticos como a participação e a criticidade.

Pedagógica: ser um lugar privilegiado de convivência entre crianças e adultos e de ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas. Mais: um espaço social que valorize a sensibilidade, criatividade, ludicidade e a liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.

Fonte: AT Revista – Ano 6, Ed 312, 21 de novembro de 2010

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Planos e Projetos em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Inclusão escolar em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Contação de Histórias em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos. Recepção Clinica Hospitalar, Cuidador de Idosos, Faculdade do Saber

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141