Arquivos diários:: 17 de novembro de 2019

Seu filho faz guerra para comer?

Lucas, de 1 ano e 8 meses, senta-se no cadeirão e, fazendo careta, balança a cabeça quando a mãe Lucila oferece o prato com um suculento bifinho e um pouco de abobrinha refogada.  O coração estava apertado, mas ela se lembrava das palavras do médico: “Que fique sem a refeição! Já viu alguém com fome recusar comida? No jantar, ele certamente vai comer o que tiver no prato”. “E, até o jantar, ele fica sem comer e morre de fome?”, havia perguntado a mãe, preocupada. “Isso mesmo”, dissera o pediatra. “E nada de bolachinhas no intervalo.”

Depois de ouvir algumas vezes a garantia de que o organismo de Lucas tinha reservas suficientes para pular aquela refeição, ela resolveu adotar a tática de guerra e logo pode respirar aliviada. Em cerca de 15 dias, Lucas passou a comer a quantidade adequada de comida, incluindo salada e até a abobrinha para a qual havia torcido o nariz no começo da história. O problema se resolveu por dois motivos: Lucas entendeu que a comida deixara de ser uma maneira de chamar a atenção da mãe; e também porque Lucila diminuiu o grau de expectativa que estava depositando na alimentação do filho. “Admiti para mim mesma que ele não ficaria anêmico nem morreria de fome.”

Guarde uma informação tranquilizadora: é absolutamente esperado que a criança passe a ingerir quantidades menores de alimento à medida que está crescendo. Parece uma contradição – afinal, ele não precisa de mais nutrientes conforme aumenta de peso e estatura? A resposta é não. “Para manter uma velocidade média de desenvolvimento normal, a criança deve ganhar cerca de 6 quilos durante o primeiro ano, 3 quilos no segundo ano de vida, 2 quilos até os 3 anos e 1 quilo e meio por ano daí até a puberdade”, explica Ary Lopes Cardoso, pediatra e chefe do grupo de nutrição e metabolismo do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Fonte: bebeabril

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recepção Clinica Hospitalar em Santos, curso de Copeira  em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Inclusão Escolar em Cubatão, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Santos, Curso de Cuidador de Idosos em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos