Arquivos diários:: 25 de novembro de 2019

Seios preservados Babá

“Os primeiros dentinhos do meu bebê estão nascendo e isto tem deixado a amamentação desconfortável para mim, porque ele morde meu seio devido à coceira do dente. O que posso fazer?”

Compre e ofereça, para o seu bebê, mordedores de diversos tipos. Certifique-se de que todos têm o selo de segurança governamental. “Isto vai ajudar a amenizar o ímpeto de morder. Por outro lado, quando o bebê morder o seio, já que no início ele vai insistir, interrompa a mamada e fale para ele que doeu. Jamais ria neste momento, se a dor for forte é até bom chorar. Assim, o pequeno vai perceber que teve algum comportamento errado,  talvez ele também chore. Ok, sem problemas. Só volte a oferecer o seio no próximo horário. O bebê não entende exatamente as palavras, mas sente o que a mãe está tentando ensinar. Tenha a certeza de que os bebês são muito inteligentes e rapidamente aprendem o que queremos trasmitir”, explica o pediatra Luciano Borges, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Fonte: bebeabril

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Copeira em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Lactarista em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos. Cuidador de Idosos; Faculdade de Saber; Cursos profissionalizantes.

Dilemas de mãe no desenvolvimento do bebê

Cólicas

Essa é uma das dúvidas que mais afligem as mães. As cólicas costumam aparecer a partir da terceira semana e, geralmente, duram até o terceiro mês de vida do bebê — para o alívio dos pais! O pediatra explicou que esse incômodo é decorrente da imaturidade dos sistemas gastrointestinal e nervoso central e pode não acometer todos os bebês. Para ele, não há uma lógica nessa questão: “espera-se que um bebê que consome leite materno tenha menos cólica, pois a digestão é melhor nesses casos”.

O especialista afirma, ainda, que para evitar os desconfortos, as técnicas caseiras continuam sendo as mais eficientes, como massagens ou colocar o pequeno para mamar mais um pouco e, assim, satisfazer a necessidade de sucção. Para Fábio R. Picchi, não é recomendado dar remédios, pois muitos medicamentos não funcionam e podem ter efeitos colaterais nocivos à saúde da criança. Os pais devem, portanto, estar atentos a essa questão. “Chás caseiros também não são recomendados, pois o bebê deve ser amamentado exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida”, alertou o médico.

Nutrição

A amamentação exclusiva até o sexto mês da criança (como recomendado pela OMS e pelo Ministério da Saúde) oferece inúmeros benefícios ao bebê — da quantidade essencial de nutrientes à imunização. “Essa forma de nutrir faz com que o pequeno crie uma barreira para bactérias, vírus e evita alergias no futuro”, ressaltou o pediatra. Além disso, o leite materno tem o equilíbrio ideal entre as gorduras e proteínas necessárias para o bom desenvolvimento do bebê — enquanto o leite de vaca, por exemplo, possui um teor de proteína de três a quatro vezes maior. De acordo com Fábio R. Picchi, em recentes estudos, esse excesso tem sido relacionado com a obesidade infantil.

Fonte: bebeabril

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista e Babá em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Shantala em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Copeira em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

O lugar dos bebês: seguro e educativo

A demanda por vagas em creches sempre foi grande no Brasil. Mesmo assim, a oferta das redes públicas só começou a aumentar de forma significativa nos últimos anos – principalmente depois de 2007, quando a Educação Infantil passou a receber o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em 2009, por exemplo, houve o acréscimo de 8,3% nas matrículas de crianças de até 3 anos em relação a 2008, segundo dados do Censo Escolar.

Mais do que um lugar para as mães deixarem os filhos enquanto trabalham, a creche é um espaço que tem papel importante no desenvolvimento dos bebês. É lá que, por meio de brincadeiras e da interação com os adultos e outras crianças, eles podem explorar objetos usando a imaginação, interagir e expressar-se por meio da linguagem oral, obter domínio do corpo e destreza com os desafios corporais propostos pelos professores, descobrir o ambiente, construir a identidade e a autonomia e aprimorar as linguagens plástica, musical e corporal.  “As atividades e o espaço devem ser pensados de forma a estimular todas essas habilidades nos pequenos”, explica pedagoga.

A sala de atividades é o lugar em que os pequenos mais devem ficar e se divertir. Por isso, tem de ser acolhedora e não inibir a movimentação. Os brinquedos são itens obrigatórios, pois, além de divertir, ajudam a desenvolver a coordenação motora, a imaginação e a interação. Utensílios simples ou de material reciclável são os mais indicados desde que não sejam feitos com peças pequenas.

Fonte: Revista Nova Escola – Gestão Escolar p. 38

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista e Auxiliar de Classe em Santos, curso de Recepçaõ Clinica Hospitalar em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Copeira em Santos, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos,

CURTE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Gorduras do bem

Amêndoas, castanhas, nozes e outras sementes oleaginosas consumidas cruas

As gorduras boas são encontradas em todas as sementes oleaginosas. Entre elas, amêndoas, castanha do pará, de caju, macadâmia, avelã, nozes, semente de girassol, chia e linhaça. “Desde que não sejam torradas e salgadas, o que pode gerar, ainda, compulsão, todas elas devem ser consumidas cruas”, pondera o nutricionista Gabriel de Carvalho.

E, no caso da castanha do pará, o fruto deve ser consumido com moderação por conta do mineral selênio que a compõe. É indicado ingerir diariamente apenas 1 unidade. “Ou seja, não é pela gordura em si, mas esse mineral, que age no combate ao envelhecimento celular, em excesso, pode fazer mal, ser tóxico”, alerta.

Sobre a ingestão das demais sementes, são percebidas melhoras no colesterol, tanto HDL (o colesterol bom), quanto no LDL (o ruim), e triglicérides. “No caso dessas sementes, dificilmente as pessoas conseguem consumir uma quantidade que as façam mal. Até porque, se uma amêndoa tem menos de 1 grama, 40g delas corresponde a 50 amêndoas, ou seja, ninguém come isso por dia”, exemplifica.

“Aproveito para lembrar que as pessoas ainda têm a crença de que gordura engorda quando, na verdade, deveriam tomar cuidado com o carboidrato que consomem em excesso, no caso, de barra de cereal, pãozinho, bolacha, salgado, bolo. São esses alimentos que as intoxicam e ajudam no aumento de peso. Trocar essas opções por gorduras boas é garantia de melhora na saúde”, reforça Gabriel.

Fonte: gordurasdobem

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clinica em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Contação de Histórias em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos