Arquivos mensais: junho 2020

Suplementos nutricionais para Idosos – Cuidador de Idosos

Suplementos-nutricionais-para-Idosos

Afinal o que fazer com idosos que se alimentam mal?

Ainda base da resposta está na avaliação da causa da desnutrição ou da perda de peso. Alguns se referem aos “9 Ds”  da perda de peso entre idosos: Algumas medicações (drogas), depresão, demência (com destaque para Alzheimer) e alterações do aparelho digestivo como a dentição ruim,  o paladar (disgeusia entre os médicos), diarréia e alterações da deglutição (disfagia no meio médico)… Essas são apenas algumas das principais causas, que uma vez tratadas ou controladas podem restabelecer o estado nutricional.

Mas é importante lembra que vale a pena suplementar em algumas situações:

  • Dieta inadequada em algum nutriente: é comum uma alimentação com baixa quantidade de proteínas, que em geral tem origem em alimentos mais duros e que exijam uma mordida potente (sim, o uso de dentaduras reduz a potência da mordida).
  • Quando o problema que está levando à desnutrição não pode ser corrigido nem controlado… Sim, ainda que estejamos tratando um sintoma e não a doença, é melhor garantir um aporte nutricional.
  • quando houver uma necessidade ou interesse em ganho de massa muscular com maior velocidade. Estudos revelam que a mera suplementação de precursores de musculatura (aminoácidos de cadeia ramificada) leva ao ganho de massa muscular mesmo que não se faça exercício. Que dirá se complementado por exercícios…

Fonte: ogeriatra

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento e recepção e Recepção clínica Hospitalar em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos, curso de Cuidador de Idosos . Faculdade do Saber . Cuidador de Idosos

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

4 razões para se vacinar contra a gripe

Vacina não causa gripe e protege até mesmo o coração; quanto mais frágil a saúde, maior a importância da imunização!

Diferente de um resfriado, gripe é uma doença séria. Todos deveriam, anualmente, tomar vacina contra a influenza para evitar que o vírus entre no corpo e faça estragos. Menores de cinco anos, grávidas e maiores de 60, no entanto, estão mais susceptíveis às consequências negativas da doença, que pode levar à pneumonia e até mesmo à morte. Quanto mais frágil o indivíduo, maior a importância de se vacinar.

1 – Vacina não causa gripe ou sintomas
Dizer que ao tomar a vacina há risco de contrair a gripe é um dos maiores mitos em torno da imunização. “A vacina é feita com vírus mortos e fracionados. É impossível uma pessoa tomar a vacina e ter gripe por causa dela”, diz Cunha. Ele explica, porém, que a imunidade total não é garantida – a grande maioria das vacinas não consegue oferecer eficácia acima de 90% – mas que, se a pessoa vier a contrair o vírus da gripe posteriormente em ambiente público, os sintomas serão muito menores e a vacina evitará complicações, como a pneumonia. Esses casos, no entanto, são raros.

Ele lembra também que a vacina é contra o vírus da influenza, mas que outros vírus que causam resfriado ainda estão soltos e circulando por aí. “Há o adenovírus, coronavírus, rinovírus, parainfluenza, entre outros, que podem causar sintomas menos graves que a gripe”.

2 – Protege mulheres grávidas, que deram à luz recentemente e bebês
A mulher grávida tem a imunidade diminuída durante os nove meses gestacionais, por isso a importância da vacinação. Depois que ela deu à luz, no entanto, a vacinação na mãe protege indiretamente o bebê, já que não é permitido vacinar crianças menores de seis meses. Como a mãe é a pessoa que tem mais contato com o bebê, protegê-la da gripe impede que o bebê também a contraia.

Segundo o diretor do departamento de pediatria da Santa Casa de São Paulo, Marco Aurélio Sáfadi, vacinar a grávida – sempre com recomendação médica – é importante por causa dos anticorpos que são passados da mãe para o bebê no último trimestre da gestação. Ele conta que essa proteção acaba durando por alguns meses depois do nascimento do bebê.

3 – Quando você contrai a gripe, continua espalhando o vírus até o término dos sintomas
Passar alguma doença infecciosa para colegas não é nada legal. Quando uma boa parte das pessoas está imunizada, acontece o que se chama de imunização de rebanho. Se uma pessoa pegar gripe, não conseguirá transmitir para os outros porque eles estão imunizados. Vacinar-se é uma forma de evitar o contágio e não ser responsável pela transmissão.

4 – O vírus da gripe pode infectar o coração
É o que se chama de miocardite viral. Em alguns casos, o vírus da gripe pode atacar o músculo cardíaco, causando uma inflamação. A consequência é um coração dilatado, com arritmias e dependendo de medicamentos que o ajudem trabalhar corretamente, explica o cardiologista do Hospital Beneficência Portuguesa, Fernando Alves.

Fonte: ogeriatra

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Copeira em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Check-up anual é solução para evitar dor de cabeça no futuro

Ao contrário de quem tem mais de 50 anos, jovens quebram tabu e procuram com frequência o médico para fazer exames preventivos.

Alguns preferem aplicar a máxima do velho ditado popular: “quem procura acha”. A boa notícia, no entanto, é que cada vez mais gente joga no time de quem adere a tese de que é melhor prevenir do que remediar. “Eu sempre pratiquei exercícios, por isso achava que tudo estava bem até que, agora, no meu primeiro check-up, descobri que estava com o colesterol em níveis elevados”, contou o comerciante Joaquim Carlos Maciel Lima Filho, de 26 anos.

A descoberta fez com que ele mudasse drasticamente os hábitos alimentares e o poupou de desenvolver um a doença cardiovascular. O urologista Alex Meller, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), afirmou que cada vez mais os homens jovens se comportam como Joaquim.

“Eles criaram o hábito de ir ao médico, mesmo que não tenha algum sintoma. O desafio é com quem tem mais de 50 anos. Eles são resistentes aos cuidados com a saúde e são as suas companheiras que agendam as consultas”, contou. Aos 49 anos, o vendedor Roberto Martins viveu na pele o reflexo da displicência de não fazer o checkup anualmente. “Só descobri que eu estava com pedras no rim quando tive uma crise há dois anos e fui parar no pronto-socorro. Depois disso, eu mudei e hoje faço exames uma vez por ano”, afirmou Roberto, hoje com 51 anos.

Segundo Paulo Camiz, geriatra do Hospital das Clínicas, o check-up sempre deve começar com uma consulta médica. É nessa avaliação que o especialista vai identificar as queixas individualizadas dos pacientes, que poderiam passar despercebidas se não tivesse essa conversa. Uma pessoa que tem precedência de tabagismo, por exemplo, faz um exame no pulmão e verifica se há sinais de câncer.

Fonte: OGeriatra

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clinica em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Escola Faculdade do Saber

  • Endereço da escola: Rua Joaquim Távora, 93 conjunto 65 – Vila Mathias em Santos/SP

–  Detalhes da localização no mapa da google em nosso site: www.faculdadedosaber.com.br

Curta a nossa página no facebook:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Mais detalhes pelo telefone: (13) 3227-4312 – 98170-5081

Cursos Profissionalizantes, Cursos em Santos, Curso de Cuidador de Idosos, Curso de Copeira Hospitalar, Curso de Lactarista, Curso de Recepção Clínica Hospitalar. Curso de Baba, Curso de Baby Sitter, Curso de Camareira Hospitalar, Escola Faculdade do Saber,

Escola Faculdade do Saber em Santos

  • Endereço da escola: Rua Joaquim Távora, 93 conjunto 65 – Vila Mathias em Santos/SP

Mais detalhes e inscrições pelo telefone 13-3227-4312 – WHATS APP: 13-98170-5081 ou pelo site: www.faculdadedosaber.com.br

CURTAM A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes em Santos, Curso de Cuidador de Idosos, Curso de Copeira Hospitalar, Curso de Lactarista, Curso de Babá, Curso de Recepção Clinica Hospitalar, Curso de Berçarista e Auxiliar de Classe, Escola Faculdade do Saber; Cursos profissionalizantes;

Intolerância ao Glúten?

“O glúten está presente no trigo, centeio, cevada e aveia. Isso significa que pães, biscoitos, torradas, macarrão, pizza, cerveja, aveia, centeio contêm essa proteína e devem ser evitados por aqueles que têm intolerância”

Dessa forma, o glúten fica no nosso intestino sem ser digerido e vai provocando alterações como: distúrbios digestivos, alterações no sistema imunológico presente no intestino e no metabolismo, inflamação e, até mesmo, prejuízos na absorção de nutrientes e passagem de partículas não digeridas para nosso organismo.

Os sintomas relacionados são especialmente no trato gastrointestinal como irregularidade intestinal (constipação e diarreia ou alternância dos dois), aumento de gases, estufamento e, até mesmo, dor abdominal.

A exclusão dos alimentos com glúten é fundamental para avaliar essa intolerância e deve ser feita com a orientação do nutricionista. O profissional irá planejar uma alimentação visando à exclusão dos alimentos e, posteriormente, a inclusão do mesmo.

Fonte: www2.uol.com.br

Cursos Profissionalizantes. Cursos em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clinica Hospitalar  em Santos, curso de Recepção Clinica em Santos, curso de Recepção Clinica Hospitalar em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Copeira em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Camareira Hospitalar em Santos.

CURTE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Gordura TRANS é vilã para nossa saúde – Copeira Hospitalar

resultado imagem para Gordura trans

A gordura trans é utilizada pela indústria de alimentos para melhorar a consistência do alimento ou para aumentar sua vida na prateleira dos supermercados. “Podemos considerar uma vilã já que o seu consumo excessivo pode causar aumento do colesterol total e LDL e reduzir o HDL. Consequentemente, estimula o surgimento de doenças coronarianas”, ressalta Karoline Basquerote, especialista em Nutrição Clínica e Doenças Crônicas e em Nutrição em Pediatria.

“Mas não somente a gordura trans tem relação com obesidade: o excesso de consumo de gorduras e calorias, em geral, também propiciam o ganho de peso. O problema é que a gordura trans confere crocância aos alimentos, deixando-os saborosos e as crianças acabam comendo muito”, avalia Lenycia Neri, nutricionista do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Fonte: gorduratrans

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Copeira em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Santos. Cuidador de Idosos . Cursos Profissionalizantes

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Como incentivar seu filho a brincar

Estabelecer um horário diário ou semanal para brincar com seu filho é o primeiro passo para garantir que ele faça esta atividade com frequência. Muitos pais lotam a agenda dos filhos com afazeres extracurriculares, o que extingue o momento da brincadeira. “Toda agenda de criança deve ter um espaço diário para não fazer nada – é aí que surge o espaço para brincar”, orienta Áderson.

Participar da brincadeira dos filhos também dá uma vantagem aos pais: conhecê-los melhor. Como a criança se expressa brincando, os pais observadores descobriram as vulnerabilidades e os pontos fortes de seus filhos. “Brincar juntos aumenta o grau de confiança e o vínculo entre pais e filhos”, diz.

Dar brinquedos de diferentes materiais e tipos também é recomendável. Por isso, nada de entupir a menina só com bonecas e chegar com um carrinho debaixo do braço a todos os aniversários do menino. As crianças precisam experimentar de tudo. “Cada brinquedo traz uma mensagem e vai despertar o interesse e a curiosidade de alguma forma”, ressalta Ruth.

O importante é o brincar, e não o brinquedo. É possível improvisar brinquedos com uma fruta, uma caixa de papelão vazia ou o que quer que esteja à mão. E não se preocupe se não puder dar a seu filho aquele carrinho movido a pilhas de última geração. “Só na visão do adulto um brinquedo eletrônico é divertido. Para a criança, brinquedo que brinca sozinho é enfadonho”, completa Tião.

Fonte: brincadeiras

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Copeira em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar e Libras em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

– See more at: http://www.faculdadedosaber.com.br/blog/#sthash.4D1oR832.dpuf

Cinco dicas para camuflar os alimentos – Copeira Hospitalar

Esconder ingredientes nutritivos em receitas que seu filho adora não pode virar hábito, mas é a solução quando ele se recusa a comer…

1. O ideal é que o ingrediente recusado seja usado em uma quantidade que não comprometa o sabor e a textura originais da preparação;

2. Atenção também à cor final do prato. Crianças são superligadas e, sem uma boa história, vão estranhar se o bolinho de arroz, que sempre foi cor de creme, ficar verde (espinafre). Já a panqueca cor-de-rosa (beterraba), pode fazer sucesso entre as meninas;

3. Arroz, feijão, omeletes, bolinhos, tortas estão entre os mais fáceis de camuflar outros alimentos;

4. Os alimentos podem ser escondidos crus: cenoura ralada no arroz ou na massa da panqueca, por exemplo;

5. Uma das maneiras mais fáceis de camuflagem é criar purês. “O de abobrinha e cenoura pode fazer parte da massa do hambúrguer. O de couve pode acompanhar o feijão”, diz a nutricionista.

Fonte: bebeabril

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clinica Hospitalar em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos. Cuidador de idosos; Faculdade do Saber

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

CURTE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Como lidar com o paciente bravo – Por Dr. Paulo Camiz – O Geriatra

paciente-bravo

Em primeiro lugar é importante responder à pergunta: se esse paciente é bravo ou se ele está bravo? Frequentemente eu faço essa pergunta literalmente: “o senhor está bravo por algum motivo?” Esse é o principal divisor de águas da relação, seja ela com o paciente ou com o seu familiar. Você está separando a situação em que a personalidade da pessoa é o problema de uma situação em que a pessoa está com um ou mais problemas causando aquele comportamento agressivo…

Falando da primeira situação, estamos diante de uma pessoa difícil por natureza. De uma forma geral esses pacientes já se comportam dessa forma “desde sempre”, por assim dizer… Colocar-se do lado do paciente sempre e ver o quanto ele pode e quer ser ajudado é uma excelente abordagem. É fundamental entender que a personalidade de alguém não pode ser facilmente alterada, mas pode ser trabalhada no sentido de aperfeiçoar sua inserção social e tornar sua vida melhor.

Na segunda situação, quando o paciente está bravo, deve-se avaliar isso como sendo um sintoma e se investigar a etiologia. As doenças mais comuns em nosso meio (e nos tempos atuais) são as psiquiátricas, como a depressão e a bipolaridade. Mas doenças físicas também podem se manifestar através de sintomas comportamentais. Ainda que elas sejam inúmeras, faço questão de ressaltar as mais comuns que são os distúrbios hormonais (destaque para a tiróide) e os distúrbios dos eletrólitos (sódio, cálcio e magnésio, principalmente). O principal conselho para se pensar numa doença é uma mudança comportamental, num curto intervalo de tempo.

Em ambas as situações, o maior problema ocorre quando o paciente perde a autocrítica. Ele não percebe que está com um problema e o problema acaba sendo atribuído aos outros. E mais, uma pessoa assim não procura ajuda. Sabemos que não podemos dizer que todos os sintomas são uma doença e precisamos ter critério para não sair “medicalizando” todas as emoções. Mas o profissional treinado deve saber distinguir uma situação que merece atenção médica.

Para a população em comum, a recomendação é não esperar que a condição atinja um extremo e procurar ajuda antes disso. Todo grande problema começou como um pequeno… Procure e ofereça ajuda! Reconheça a necessidade em você e no outro!

Fonte: ogeriatra

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recepção clinica em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos