Arquivos diários:: 17 de janeiro de 2021

Viroses!

Muitos de nós, diante de febre e indisposição, já fomos ao médico e recebemos o diagnóstico de “virose”. Esse termo significa que estamos com alguma doença provocada por vírus.

→ O que são vírus?

Vírus são organismos acelulares formados por DNA e/ou RNA e envoltos por uma cápsula proteica. São seres incapazes de replicar-se fora de uma célula, sendo chamados de parasitas intracelulares obrigatórios. Ao penetrar no meio intracelular, o vírus comanda o metabolismo da célula, fazendo com que ela trabalhe em prol da multiplicação das partículas virais.

  • Catapora: também conhecida como varicela, é uma doença causada por um vírus chamado de varicela-zóster. O doente apresenta febre alta, mal-estar e cansaço. Após algum tempo, observa-se o surgimento de lesões avermelhadas na pele que coçam muito.
  • Dengue: doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Apresenta como sintomas dor na cabeça e atrás dos olhos, dores nas articulações, febre alta, cansaço e manchas na pele.
  • Gripe: doença causada pelo vírus Influenza, o qual é contraído pelo contato com saliva e secreção contaminada do doente. Seus sintomas principais são febre, prostração, dores musculares e de cabeça, tosse, corrimento nasal e obstrução nasal. A doença pode ser prevenida com vacina.
  • Poliomielite: é causada pelo poliovírus e encontra-se erradicada no Brasil desde 1990. Ela é conhecida por sua capacidade de causar a paralisia flácida, uma manifestação que se caracteriza por fraqueza, paralisa e redução do tônus muscular.
  • Rubéola: é causada pelo vírus do gênero Rubivírus e ocasiona febre moderada e erupções cutâneas avermelhadas.

Cursos profissionalizantes em Santos, Curso de Cuidador de Idosos em Santos; Curso de Recepção Clinica Hospitalar; Cursos Profissionalizantes;  Curso de Cuidador de Idosos; curso de Lactarista; Curso de Copeira Hospitalar

Fibras previnem doenças cardiovasculares

Alimentos ricos em fibras melhoram o funcionamento do sistema gastrointestinal, pois aceleram o trânsito intestinal, previnem a constipação (prisão de ventre) e doenças relacionadas ao intestino. Além disso, auxiliam no controle de peso e evitam doenças cardiovasculares (reduz os níveis de colesterol, triglicérideos e glicose).

A recomendação diária de consumo para um adulto saudável é de 25 a 30g ou 10 a 13g de fibras para cada 1.000 kcal ingeridas. Para alcançar esta quantidade estipulada é necessária uma dieta variada, que contenha, em todas as refeições, algum alimento fonte de fibras.

Para prevenir doenças cardiovasculares, a fibra mais indicada é a do tipo solúvel, encontrada em alimentos como: farelos, aveia, frutas, feijão, lentilha e soja. A dieta deficiente em fibras contribui diretamente para o aumento de peso e constipação intestinal (prisão de ventre).  Podendo ocasionar, a longo prazo, o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Fonte: sonutricao

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recepção Clinica Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de idosos em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Copeira em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos,  curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, cursos Profissionalizantes; capacitação

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

- See more at: http://www.faculdadedosaber.com.br/blog/#sthash.9eJt1RTx.dpuf