Arquivos diários:: 8 de maio de 2021

Viroses!

Muitos de nós, diante de febre e indisposição, já fomos ao médico e recebemos o diagnóstico de “virose”. Esse termo significa que estamos com alguma doença provocada por vírus.

→ O que são vírus?

Vírus são organismos acelulares formados por DNA e/ou RNA e envoltos por uma cápsula proteica. São seres incapazes de replicar-se fora de uma célula, sendo chamados de parasitas intracelulares obrigatórios. Ao penetrar no meio intracelular, o vírus comanda o metabolismo da célula, fazendo com que ela trabalhe em prol da multiplicação das partículas virais.

  • Catapora: também conhecida como varicela, é uma doença causada por um vírus chamado de varicela-zóster. O doente apresenta febre alta, mal-estar e cansaço. Após algum tempo, observa-se o surgimento de lesões avermelhadas na pele que coçam muito.
  • Dengue: doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Apresenta como sintomas dor na cabeça e atrás dos olhos, dores nas articulações, febre alta, cansaço e manchas na pele.
  • Gripe: doença causada pelo vírus Influenza, o qual é contraído pelo contato com saliva e secreção contaminada do doente. Seus sintomas principais são febre, prostração, dores musculares e de cabeça, tosse, corrimento nasal e obstrução nasal. A doença pode ser prevenida com vacina.
  • Poliomielite: é causada pelo poliovírus e encontra-se erradicada no Brasil desde 1990. Ela é conhecida por sua capacidade de causar a paralisia flácida, uma manifestação que se caracteriza por fraqueza, paralisa e redução do tônus muscular.
  • Rubéola: é causada pelo vírus do gênero Rubivírus e ocasiona febre moderada e erupções cutâneas avermelhadas.

Cursos profissionalizantes em Santos, Curso de Cuidador de Idosos em Santos; Curso de Recepção Clinica Hospitalar; Cursos Profissionalizantes;  Curso de Cuidador de Idosos; curso de Lactarista; Curso de Copeira Hospitalar