A alimentação do bebê no 1° ano de vida determina doenças crônicas no futuro

As primeiras provas apareceram em um estudo europeu. Os pesquisadores acompanharam a alimentação de gestantes e depois dos bebês até a fase adulta. Eles mostram que o meio, nesse caso o que se come, é ainda mais importante que a genética. Ele determinaria o funcionamento do organismo, ou seja, como os nutrientes influenciam na formação do indivíduo. A criança que ganha peso de forma acelerada no primeiro ano, por exemplo, tem mais chances de ser uma doença crônica, como diabetes, ainda que ela seja um adulto magro. Uma das explicações é que a alimentação programaria as células para funcionar de uma maneira diferente, o que poderia alterar o metabolismo.

Atenção ao leite de vaca

Outra novidade é o consumo de proteínas. Outro estudo europeu, que acompanhou recém-nascidos por dois anos, mostrou que quando eles consumiam a quantidade de proteínas ideais para a faixa etária, existia uma redução na prevalência de obesidade em 13%. E não é qualquer tipo de proteína. O foco é a proteína do leite.

O leite materno tem 1 grama de proteína para cada 100 ml. A fórmula infantil, 1,5 grama e o leite de vaca, 5 gramas por 100 ml. O ideal é que a criança consuma o leite materno o maior tempo possível e, na ausência dele, a fórmula específica para crianças pequenas justamente porque elas têm uma quantia menor de proteínas. Uma pesquisa brasileira realizada em 2010 com 179 bebês de até um ano mostrou que apenas 12% com menos de seis meses e 6% dos que tinham até um ano consumiam a fórmula infantil adequada. “O consumo de leite de vaca, além de provocar alergias precoces, causa uma sobrecarga de proteínas no organismo. E isso poderia levar ao desenvolvimento de doenças crônicas no futuro”, diz pediatra.

Fonte: crescer

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista e Auxiliar de Classe em Santos, curso de  Recepção Clinica Hospitalar em Praia Grande, curso de Recepção Clinica Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos em Santos, curso de Lactarista em Santos, curso de Lactarista, curso de Cuidador de Idosos em Santos

CURTE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *