Aprenda exercícios básicos para estimular a inteligência do bebê

Linguagem

Converse com o seu bebê e estimule-o a adquirir vocabulário desde o nascimento. Mostre objetos a ele e diga, duas ou três vezes, o nome daquilo que está mostrando. Escolha objetos de interesse pessoal ou partes do corpo dele.

Tato

Invista em massagens para bebês e ofereça diferentes estímulos de textura, temperatura, pressão e vibração. Para os maiores, brincar de “adivinha” com os olhos vendados é uma opção.

Olfato e paladar

Deixe que seu bebê cheire diferentes objetos perfumados e alimentos, como frutas, e diga o nome daquilo que ele está cheirando.

Visão

Nos primeiros três meses de idade do bebê invista em mostrar, a uma distância entre 25 e 50 centímetros, figuras e objetos com cores fortes e vibrantes e formas geométricas variadas.  A partir desta idade, procure apresentar as mais variadas opções de tonalidades de cores.

Audição

Além da música, ofereça estímulos diversos de sons que o seu bebê não esteja habituado a ouvir – como, por exemplo, os sons da natureza.

Emoções

Faça diversas feições, olhando para o seu bebê, acompanhadas de sons, e se possível, descreva o nome do sentimento relacionado. Por exemplo: sorria e diga “felicidade”. Faça o mesmo com outros tipos de sentimentos e emoções, como tristeza, alegria, frio, calor ou sono.

Raciocínio lógico

Dê ao seu bebê dois objetos iguais com diferenças de temperatura, fazendo-o segurar cada um deles em uma das mãos ao mesmo tempo. Por exemplo, uma banana em temperatura ambiente e outra gelada, recém retirada do refrigerador. Ele naturalmente irá começar a estabelecer semelhanças e diferenças entre objetos aparentemente iguais. Invista também em atividades com blocos de empilhar e encaixar.

Fonte: ig.com.br

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clinica Hospitalar em Praia Grande, curso de Lactarista em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos.

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *