Banho sozinho: dicas

EXISTE UMA IDADE MÉDIA EM QUE OS FILHOS JÁ ESTÃO APTOS A TOMAR BANHO SOZINHOS?

Por volta dos 4 ou 5 anos, as crianças já têm condições de se banharem sozinhas, precisando de um adulto apenas para uma verificação final da higiene, além de uma supervisão no que diz respeito aos perigos eventuais que o box ou a banheira ensaboados podem oferecer.

COMO OS PAIS PODEM INCENTIVAR ESSA BUSCA PELA AUTONOMIA?

Autonomia se adquire aos poucos, pelo desenvolvimento da motivação e autoestima. Esse processo exige muito respeito pela criança, por suas individualidades, preferências, dificuldades e se fortalece por meio da confiança entre pais e filhos. As crianças sempre devem receber instruções claras e gradativas em níveis de dificuldade e complexidade adequados à idade. Devem ser, aos poucos, liberadas para fazerem as coisas sozinhas. Superproteção, ao contrário do que se pensa, não gera autonomia: suscita insegurança, desinteresse, falta de iniciativa e de motivação.

QUAIS OS SINAIS QUE A CRIANÇA DÁ DE QUE JÁ ESTÁ PREPARADA PARA FAZER ALGUMAS COISAS SEM AJUDA?

Geralmente, quando os pais incentivam a autonomia, a própria criança anuncia, feliz, o que pode fazer sozinha. Outras vezes, percebem que a criança já tem condições de fazer mas está com medo de errar. Nesse caso, basta estimular, orientar e dar mais um pouco de supervisão. Em pouco tempo, a criança, estimulada pela confiança deles, adquire autonomia.

Fonte: dicasbanho

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clinica em Praia Grande, curso de Recepção clinica em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *