A POSTURA DE ATENDIMENTO…

A POSTURA DE ATENDIMENTO é o tratamento dispensado às pessoas. Não diz respeito apenas às suas atitudes e seu modo de agir com os clientes externos, mas com os internos também. É a união de todos os aspectos relacionados com a nossa expressão corporal e nossa condição emocional. É a forma como nos dirigimos ao outro, a forma como falamos, a atenção dispensada, a linguagem que usamos, nosso tom de voz, entrega, disponibilidade, feição… Portanto está ligado às condições individuais, ao seu comportamento quando diante de outra pessoa.

Para entendermos melhor a postura de atendimento, é necessário conhecer as características principais de um bom profissional. Ele precisa:
1. Entender o seu verdadeiro papel que é o de compreender e atender as necessidades dos clientes, fazer com que eles sejam bem recebidos, ajudá-los a se sentir importantes e proporcionar um ambiente agradável. Esse profissional é voltado inteiramente para o cliente, estando sempre atento para perceber as suas necessidades. Para esse profissional não basta apenas conhecer o produto ou o serviço, mas demonstrar interesse no que o cliente necessita e atendê-lo.
2. Entender o lado humano, conhecendo as necessidades dos clientes, aguçando a capacidade de perceber o cliente. Para entender o lado humano, é necessário que este profissional goste de lidar com pessoas. Sinta prazer em proporcionar a felicidade, o bem estar ao outro. Não esquecendo que cada pessoa tem a sua particularidade, sua forma de ver e reagir ao mundo, portanto, deverá ser sensível às diferenças individuais. Afinal, nem tudo que agrada a mim vai agradar a você, certo?
3. Entender a necessidade de manter um estado de espírito positivo, cultivando pensamentos e sentimentos positivos, para ter atitudes adequadas no momento do atendimento. Ele sabe que é fundamental separar os problemas pessoais, do dia a dia, do trabalho. O primeiro passo é iniciar o dia de trabalho com a consciência de que seu principal papel é ajudar o cliente a solucionar suas necessidades, realizar o serviço para o cliente. Ele sabe que sua atitude positiva irá facilitar seu trabalho e a interação com o cliente.

fonte: Portal da Aducação.

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