O banho, higiene e conforto do idoso

No momento do banho as janelas devem ser fechadas, a temperatura da água checada evitando água muito quente, pois ela aumenta o ressecamento da pele, lembre-se de escolher um sabonete que seja neutro e separe também a roupa que será usada após o banho, o mesmo deve acontecer no horário que for mais agradável ao idoso. O banho é importante para preservar a integridade da pele, realizar exercícios e movimentar o idoso, deve-se sempre priorizar o banho de chuveiro, porém se não for possível o banho pode ser dado na cama. Após o banho você vai perceber que o idoso melhora em todo o seu estado, inclusive no seu humor e aumentando sua auto-estima.

Na hora de enxugar o idoso, devemos usar uma toalha macia que faça massagem no corpo evitando a fricção, nos idosos que são dependentes para se vestir, o cuidador deve colocar primeiro o lado de menor movimentação e para despir esse lado deve ser sempre o último a ser retirado, deve-se sempre estimular a independência do idoso em todos os aspectos possíveis, inclusive para os cuidados pessoais, como escovar os dentes e pentear o cabelo, coloque também relógio, anel ou outros objetos habitualmente usados por ele. Quando o idoso for acamado, é melhor que ele use blusas com aberturas nas costas, para evitar a formação de úlceras por pressão, o uso de uma bucha macia é importante para a estimulação do tato, se for preciso prenda-a mão do idoso.

fonte: https://www.promolar.com.br/idoso/o-banho-higiene-e-conforto-do-idoso.html

CURTAM A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO NO LINK ABAIXO:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Curso de Cuidador de idosos em Santos, Curso de Cuidador de idosos, Escola Faculdade do Saber, Curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, Curso de Berçarista e Auxiliar de Classe em São Vicente, Curso de Copeira Hospitalar, Curso de Lactarista, Curso de Recreação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *