A importância da Inclusão Social – Inclusão Escolar

Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de autismo na educação infantil.
Laura Kemp de Mattos*
Adriano Henrique Nuernberg**
fonte: http://www.redalyc.org/html/3131/313127401009/
Esse trabalho visa relatar uma experiência de intervenção psicoeducacional no
contexto escolar junto a uma turma de educação infantil. O foco principal foi
auxiliar na promoção do desenvolvimento e da interação social de um educando
com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID). O autismo leva a um funcio-
namento diferenciado do sujeito no tocante à reciprocidade social e comunica-
ção, portanto, para que o educando possa participar das interações sociais
foram necessárias mediações específicas articuladas com as características
singulares da criança, valorizando a inter-regulação da participação do sujeito
nas trocas sociais. Os resultados foram bastante expressivos, evidenciando a
importância da mediação pedagógica no desenvolvimento psicossocial. De modo
geral, foram observadas melhorias significativas na qualidade de interação e
comunicação do educando em questão, bem como foram verificadas melhorias
na capacidade da turma em acolher diferenças e da professora em flexibilizar suas práticas educacionais à luz de perspectivas inclusivas.
Cursos Profissionalizantes, curso de Inclusão Escolar, Curso de Berçarista e Auxiliar de Classe, Curso de Contação de Histórias, Curso de Recreação, Curso de cuidador de Idosos, curso de Recepçao Clinica Hospitalar

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