Gagueira

A fala se desenvolve principalmente nos três primeiros anos de vida. E, entre os 2 e os 6 anos de idade, é comum que a criança apresente dificuldade em falar algumas palavras ou alguns sons mais difíceis – o que pode ser motivo de angústia e preocupação para os pais.  Neste período de aquisição de linguagem, a criança também pode gaguejar – por estar em plena fase de aprendizagem e por ainda não ter certeza de como pronunciar determinados sons. “Nesses casos, pode haver a remissão espontânea da gagueira, quando o processo de aprendizagem se completa. Porém, o problema pode evoluir e se manifestar de diversas formas e intensidades em diferentes períodos da vida”, alerta Clara Rocha, fonoaudióloga do Grupo Microsomm, empresa que fabrica um aparelho que promove a fluência em pessoas que gaguejam e que é adaptado a partir da necessidade de cada paciente. Uma curiosidade: segundo o Instituto Brasileiro de Fluência, a incidência da gagueira no Brasil é de 5%, ou seja, afeta 9,5 milhões. A especialista diz que é importante que os pais prestem atenção aos seguintes sinais:

1. Veja se a criança sente muita dificuldade para articular determinadas palavras ou frases.

2. Preste atenção em sinais como tensão ou esforço ao falar, repetições mais rápidas e irregulares com finalizações repentinas.

3. Observe se ela apresenta dificuldade de relacionamento com os amiguinhos: se evita, sente medo ou frustação ao falar ou se responde apenas com movimentos de cabeça.

4. Observe há quanto tempo a criança apresenta disfluências e se existem outras pessoas na família que também apresentam dificuldades de fala.

5. Se perceber que a criança apresenta alguma dificuldade de fala, ajude-a a entender suas dificuldades para melhor lidar com as situações, para obter mais segurança e diminuir a ansiedade.

6. Caso a gagueira comece a ficar mais frequente, recomenda-se avaliação e tratamento ou acompanhamento fonoaudiológico. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores poderão ser os benefícios da terapia.

Fonte: AT Revista; Ano 7, Ed 324, 13 de fevereiro de 2011

Cursos Profissionalizantes; Curso de Berçarista e Auxiliar de Classe em Santos; curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clínica em Praia Grande; curso de Recepção Clinica em Santos; curso de Lactarista em Cubatão; curso de Copeira Hospitalar em Santos; curso de Cuidador de Idosos em Itanhaém; curso de Lactarista em Santos; curso de Lactarista em Guarujá; curso de Cuidador de Idosos em Santos; curso de Copeira Hospitalar em Santos; Faculdade do Saber; Cuidador de Idosos

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

CURTE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *