Sem acelerar – Cursos Faculdade do Saber

Pular etapas na fase escolar pode causar problemas. É importante respeitar cada fase do aprendizado, principalmente nos primeiros anos.

Exagerando no superlativo e na expectativa, muitos pais forçam a barra para que a criança aprenda logo, esquecendo-se que existem etapas bem definidas no desenvolvimento pedagógico. Querem que a criança aprenda a ler antes do tempo, insistem com a direção da escola para que ela adiante uma série, enfim, jogam nos pequenos ombros uma carga maior do que é possível carregar. A consequência disso pode ser desastrosa, alertam os especialistas. E muitas vezes só é sentida mais tarde, quando o aluno passa a ter dificuldade em assimilar o conteúdo. Portanto, é imprescindível respeitar cada fase do aprendizado, principalmente nos primeiros anos.

A orientadora  educacional do Colégio Coração de Maria, Cláudia Benitez dos Reis, afirma que existem pais que tentam acelerar o filho e aqueles que preferem que ele passe um tempo maior na Educação Infantil. De fato, o que deve prevalecer é a lei, explica a orientadora. “Em 2011, para frequentar o 1° ano do Ensino Fundamental I, a criança deve completar 6 anos até o dia 31 de dezembro. Em 2012, a data muda. E é preciso fazer 6 anos até 30 de junho”.

Embora muita gente acredite que em seis meses ocorram poucas mudanças, Cláudia frisa que isso não é verdade. “A criança dá uma desabrochada incrível. Os meninos, principalmente, podem ter um pouco mais de dificuldade no aprendizado”. Embora a alfabetização comece por volta dos 5 anos, ela se estende até o 5° ano. Por isso, não é só uma questão de lei. Existe a necessidade de tempo para as brincadeiras e para o desenvolvimento de funções como:

• Parte psicomotora

• Esquema corporal

• Praxia (movimento) global

• Praxia (movimento) fina

• Lateralidade

• Tonicidade

“A infância é essencial para o desenvolvimento”, alerta Cláudia. Quando a base é bem sedimentada, o aluno chega ao 6° ano, período em que tem muitas competências exigidas, de forma mais tranquila.

Fonte: AT Revista Ano 6, Ed 312 – 21nov2010

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