O lugar dos bebês: seguro e educativo

A demanda por vagas em creches sempre foi grande no Brasil. Mesmo assim, a oferta das redes públicas só começou a aumentar de forma significativa nos últimos anos – principalmente depois de 2007, quando a Educação Infantil passou a receber o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em 2009, por exemplo, houve o acréscimo de 8,3% nas matrículas de crianças de até 3 anos em relação a 2008, segundo dados do Censo Escolar.

Mais do que um lugar para as mães deixarem os filhos enquanto trabalham, a creche é um espaço que tem papel importante no desenvolvimento dos bebês. É lá que, por meio de brincadeiras e da interação com os adultos e outras crianças, eles podem explorar objetos usando a imaginação, interagir e expressar-se por meio da linguagem oral, obter domínio do corpo e destreza com os desafios corporais propostos pelos professores, descobrir o ambiente, construir a identidade e a autonomia e aprimorar as linguagens plástica, musical e corporal.  “As atividades e o espaço devem ser pensados de forma a estimular todas essas habilidades nos pequenos”, explica pedagoga.

A sala de atividades é o lugar em que os pequenos mais devem ficar e se divertir. Por isso, tem de ser acolhedora e não inibir a movimentação. Os brinquedos são itens obrigatórios, pois, além de divertir, ajudam a desenvolver a coordenação motora, a imaginação e a interação. Utensílios simples ou de material reciclável são os mais indicados desde que não sejam feitos com peças pequenas.

Fonte: Revista Nova Escola – Gestão Escolar p. 38

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista e Auxiliar de Classe em Santos, curso de Recepçaõ Clinica Hospitalar em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Copeira em Santos, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos,

CURTE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *