Lactário

O lactário é uma unidade obrigatória em todos os hospitais que mantêm leitos para crianças e berços para recém-nascidos. Destina-se ao preparo de leite e seus substitutos, a partir de técnicas adequadas, de modo a oferecer à criança uma alimentação sem risco mínimo de contaminação. Deve-se dar grande ênfase ao planejamento adequado da unidade. A eficiência das operações dentro de um lactário depende muito da seleção correta do local, espaço, arejamento e distribuição conveniente das áreas de trabalho, além da instalação de equipamentos apropriados, a fim de que todas as técnicas possam ser executadas de forma ordenada.
Higienização de mamadeiras e acessórios

As mamadeiras devem ser recolhidas em recipientes adequados e limpos e levadas até a área de higienização do lactário. Os frascos e acessórios sujos devem ser enxaguados individualmente em água corrente fria, depois deve-se imerger em solução detergente, deixando-os macerar. Depois, devem ser lavados cuidadosamente um a um, com auxílio de uma escova apropriada, enxaguados em água corrente, até que estejam limpos e livres de vestígios de detergente. Posteriormente estes devem ser autoclavados a 121oC por 15 minutos.

Em caso de não utilização do processo de auto-clavagem, deve-se desinfetar as mamadeiras pelo método químico através de hipoclorito de sódio a 200 ppm, permanecendo sob imersão por aproximadamente 15 minutos e enxágue à água corrente.

Cada acessório é lavado individualmente retirando toda a sujidade. Os bicos devem ser lavados cuidadosamente por dentro e por fora, virando-os pelo avesso para que não fique nenhum resíduo aderente; durante o enxágue dos bicos as lactaristas devem ser orientadas para forçar a água a sair pelos orifícios, certificando que não estão entupidos.

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89101977000400003

http://pt.scribd.com/doc/23753395/Procedimentos-lactario

Curte a nossa página no face: http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141 Cursos Profissionalizantes. Curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clinica Hospitalar em Praia Grande, curso de Recepção em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, cursos de capacitação profissional em Santos. Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *