Novo guia do aparelho digestivo

Inspirada na tradicional pirâmide alimentar — que elenca as necessidades nutricionais em ordem crescente —, a versão feita por médicos espanhóis é focada na digestão e vai além das orientações sobre o cardápio, abordando atividade física e estado emocional. “O estresse está associado a males como refluxo, gastrite e constipação”, concorda o gastroenterologista Vladimir Schraibman, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

No bloco da nutrição, destaca-se o consumo dos leites fermentados enriquecidos com bactérias do bem. “Essa pirâmide parece direcionada a melhorar a flora intestinal, cada vez mais valorizada como protetora do organismo”, opina Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia. A ideia espanhola recebeu elogios, mas é preciso lembrar que nem todo mundo pode segui- la à risca. “Pessoas com intolerância à lactose, por exemplo, devem tomar cuidado com a ingestão de iogurtes e outros derivados do leite”, diz Schraibman.

NUNCA
A pirâmide condena o cigarro, cujas toxinas danificam todo o sistema digestivo, e o uso constante de laxantes, que desequilibram a flora intestinal. Recomenda, ainda, contra-atacar o estresse e a ansiedade, que favorecem o aparecimento ou a piora de várias doenças. E prega a moderação nas gorduras, que tornam mais lenta a digestão e, em excesso, favorecem o câncer.

REGULARMENTE
O guia preconiza o controle do peso, já que a obesidade e o sedentarismo caminham ao lado de diversas ameaças ao aparelho digestivo. Também orienta visitas periódicas ao banheiro — nada de segurar ou adiar a vontade. Se possível, reserve um tempinho depois das refeições. O importante, de qualquer forma, é ficar na média: de uma vez a cada dois dias até três vezes diárias.

A CADA DOIS DIAS
O plano espanhol sugere o consumo de legumes levemente refogados e, nos lanches da tarde, saladas de frutas ou iogurtes salpicados de frutas secas e granola. Ainda indica exercícios como caminhada, corrida e natação — e é melhor realizá-los pelo menos dez minutos ao dia do que deixar para fazer uma hora por semana.

TODO DIA
Há uma forte recomendação para o consumo de frutas frescas e, sempre que possível, com casca. Assim como verduras cruas ou cozidas, temperadas com azeite de oliva, e arroz e massas integrais. Tudo isso garante boas doses de fibras, que incentivam o trabalho do intestino, e de antioxidantes, que preservam as células do aparelho digestivo. Além disso, vale tomar entre oito e dez copos de água todo santo dia ou, se preferir, beber chás e sucos naturais. Por fim, são aconselháveis pelo menos 30 minutos de caminhada — dá até para incluir na conta os lances de escada que podem substituir o elevador.

Fonte: piramidedigestaosaudavel

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recepção linica Hospitalar em Santos, curso de Recepção Clinica Hospitalar em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos.

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

CURTE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>