Inclusão Social Infantil no Esporte

O esporte é, constantemente, apontado como sendo um dos fatores que pode contribuir para a formação de crianças e jovens, invocando-se seus benefícios de ordem física, psicológica e social. A difusão do esporte através dos meios de comunicação, os exemplos de sucesso de atletas ainda jovens, o contexto social e a inegável influência de pais, professores e técnicos têm levado um número cada vez maior de crianças ao ambiente competitivo.

A criança ou jovem quando procura pela prática de algum esporte pode estar pensando em uma atividade que o aproxime do grupo e que atenda às suas expectativas físicas, psicológicas e sociais.

Todas as crianças têm a expectativa de serem grandes craques e resolverem seus problemas sociais e financeiros? Há no esporte, espaço para todos resolverem seus problemas?

“Com certeza, haverá uma ínfima parcela de privilegiados física, técnica, tática, psicológica e cognitivamente que poderão chegar a patamares diferenciados, mas não necessariamente auferirem grandes vantagens a partir dessa condição. Mas também com certeza, haverá uma esmagadora maioria que nem chegarão próximos ao Paraíso e que permanecerão no limbo do esporte de rendimento fazendo parte da estatística dos abandonos precoces ou tornando-se “simples praticantes”, diz especialista.

Evidentemente que as duas situações merecem consideração. Os “futuros atletas” têm que ter a oportunidade de aperfeiçoar seus atributos para seguirem em suas carreiras promissoras. E os “futuros não atletas” devem ter assegurada a possibilidade de praticar para satisfazer sua auto-estima e manter padrões mínimos de saúde física, mental, espiritual e social.

A integração entre eles é que promoverá, efetivamente, uma inclusão social responsável e efetiva, levando às crianças e jovens a oportunidade de desfrutar de suas vantagens e utilizar os conhecimentos adquiridos em sua vida cotidiana.

Fonte: esporteinfantil

Curte a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista e Auxiliar de Classe em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clinica em Praia Grande, curso de Copeira em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos.

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *