Segurança da Vacina

Há ainda muita dúvida a respeito da vacina contra a gripe. É comum os pais dizerem que as crianças ficaram gripadas depois que receberam a dose. Vale lembrar que a vacina não causa gripe, porque é feita com um vírus morto. “Porém, ela protege somente contra três tipos do vírus influenza, mas há outros que circulam durante o inverno, como o sincicial e rinovírus, que não têm vacina”, afirma infectologista e pediatra da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Muitas vezes também a criança fica resfriada, e não gripada, confundindo a família.

Outro medo comum é em relação à segurança da vacina. Estudos já realizados mostraram que a incidência de efeitos colaterais estão dentro dos limites de segurança. Não se assuste se a criança tiver uma febre baixa, dor e vermelhidão no local da picada e mal-estar. Esses sintomas não são por causa do vírus, mas por causa de substâncias da vacina.

Este ano, o Ministério da Saúde vai oferecer, gratuitamente, entre os dias 25 de abril e 13 de maio, vacina contra a gripe para crianças entre 6 meses e 2 anos. Nas clínicas particulares, ela já está disponível e custa, em média, R$ 70, cada dose. Essa dosagem, aliás, deve ser orientada pelo pediatra do seu filho. Nos postos de vacinação, as crianças até 2 anos tomarão meia dose na primeira vez e outra meia dose após 30 dias.

Fonte: crescer.globo.com

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Recepção Clinica Hospitalar em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de idosos em Cubatão, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *