Arquivos mensais: maio 2020

Tomate é uma fruta ou legume?

Responder essa pergunta é fácil se você souber a diferença entre fruta e legume.
A principal pergunta a fazer é: a coisa tem sementes?
Se tiver, tecnicamente você terá uma fruta. Por isso, tomate é uma fruta.
Se você pensar bem, então, várias outras coisas que você nunca achou que eram frutas o são: pepinos e vagens, por exemplo!

Os legumes, como os rabanetes, aipos e cenouras não têm sementes. Por isso, são classificados como legumes!

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clinica em Praia Grande, curso de Lactarista em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, cursos, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Tempo de Lembrar: Exercitar o cérebro é importante

Exercitar o cérebro é importante para manter e desenvolver a memória, a concentração e o raciocínio.

Algumas atividades diárias podem ajudar a treinar o cérebro e manter a mente ativa, como ler por prazer, aprender um novo idioma ou tocar um instrumento, investir no aprendizado (acumulativo processo de ensinamento por etapas, como a matemática), além de jogos e quebra-cabeças, tabuleiro ou até mesmo os jogos de videogame.

Já é do conhecimento popular que, para manter a saúde e o bem-estar, é necessário ter uma alimentação saudável e realizar exercícios físicos com frequência. Tais atitudes podem melhorar o funcionamento dos órgãos, função cardiorrespiratória, prolongar a vida, entre outros benefícios. Contudo, pouco se fala sobre a manutenção da saúde da mente, pois, assim como o corpo físico, o cérebro também precisa de atividades e exercícios regulares.

Manter a mente intelectualmente ativa é um desafio, especialmente para as pessoas idosas. Geralmente aposentadas, elas perdem o costume de resolver situações que exigem esforço intelectual.

Foi pensando nisso que, no Centro de Múltiplas Referências e Convivência do Idoso Vovó Ziza, na Capital de SP, foi criada a Oficina da Memória, com jogos e atividades que visam estimular o cérebro, a memória, concentração e o raciocínio dos idosos atendidos.
“Tudo aqui estimula a memória afetiva, memória de longa e de curta duração. Utilizamos muitos jogos, música, caça-palavras, palavras cruzadas, Sudoku”, explica a professora Cristiane Silva Bonfim, pedagoga responsável pela Oficina.

De acordo com o médico geriatra e professor de Clínica Geral na Universidade São Paulo (USP), Paulo Camiz, o conceito de “exercitar o cérebro” é algo recente. Há cerca de 15 anos, pesquisas revelaram que os neurônios têm a capacidade de se regenerar e formar novas conexões.

Uma delas envolveu motoristas de táxi e motoristas de ônibus em Londres, na Inglaterra. Ressonâncias cerebrais evidenciaram que a área do cérebro responsável pela orientação espacial era mais desenvolvida nos taxistas. “Isto porque os taxistas faziam novos trajetos a cada dia, ao contrário dos motoristas de transporte coletivo, que sempre refaziam a mesma rota”, explica o médico e professor.

Além disso, Paulo aponta que há estudos que comprovam o aparecimento de Alzheimer em pessoas que se aposentam muito cedo ou com menos escolaridade. Este resultado pode ser indício das consequências de não manter a atividade cerebral ativa.

“Isso representa bem a importância de se manter ativo intelectualmente”.

Fonte: ogeriatra

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

5 ações para aumentar sucesso dos filhos

Uma ONG britânica sugeriu uma lista de cinco ações diárias para ajudar os pais a incentivar o melhor desenvolvimento de seus filhos e com isso aumentar também a mobilidade social:

Os “cinco por dia” para os pais:

  • Leia para seu filho por 15 minutos.
  • Brinque com ele no chão por 10 minutos.
  • Converse com seu filho por 20 minutos com a TV desligada.
  • Adote atitudes positivas em relação ao seu filho e o elogie com frequência.
  • Dê ao seu filho uma dieta que ajude seu desenvolvimento.

Fonte: ig.com.br

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clinica em Praia Grande, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Lactarista em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos

Faculdade do Saber – Cursos Profissionalizantes

  • Endereço da escola: Rua Joaquim Távora, 93 conjunto 65 – Vila Mathias em Santos/SP

Mais detalhes e inscrições pelo telefone 13-3227-4312 – WHATS APP: 13-98170-5081 ou pelo site: www.faculdadedosaber.com.br

CURTAM A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO NO LINK ABAIXO:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos profissionalizantes, curso de Cuidador de Idosos em Santos, Curso de Camareira: Curso de Recepção Clinica, cursos em santos, Curso de Lactarista, Curso de Copeira

Dor nas pernas: preocupam quando ocorrem logo cedo

A criança que corre, pula e joga bola o dia inteiro pode ficar com o corpo dolorido depois do banho. É natural, pois os músculos foram muito exigidos. As dores nas pernas devem ser um motivo de preocupação quando acontecem logo pela manhã e chegam a limitar o movimento. E não porque a criança dormiu de mau jeito. Existe a possibilidade de ela apresentar problemas articulares. Quando as dores são localizadas, observe se há febre, se a região emana calor e se o movimento está prejudicado. Ali, pode haver uma inflamação e um médico precisa avaliar. A artrite não é comum, mas pode acometer crianças.

Fonte: cuidar

FAÇA COMO NOSSAS ALUNAS… GARANTA SEU ESPAÇO NO MERCADO DE TRABALHO!!

Faça sua inscrição pelo telefone (13)3227-4312 OU (13)98170-5081.

ACESSE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS CURSOS: www.faculdadedosaber.com.br

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar e Libras em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

4 brincadeiras para quando seu filho está doente

Heide Benser/Corbis

1) HISTÓRIA DE FANTOCHES: Pegue todos os que seu filho tiver. Vale os de mão ou de dedo para criar uma história nova com muitos personagens. Você pode começar, depois ele inventa um pedaço, você continua e assim por diante.

2) BONECO DE PAPEL: Peça para seu filho amassar folhas de jornal e encha uma camiseta branca dele – das mais velhinhas. Depois, costure a base da camiseta. Para personalizar, deixe seu filho fazer um desenho na roupa do novo amigo.

3) RELEMBREM FOTOS E VÍDEOS: Aproveite que ele precisa descansar e faça a tarde das recordações. Mostre fotos e vídeos dos aniversários dele, fale sobre os amigos, os parentes, a decoração da festa. Ele vai adorar se reconhecer nas fotos.

4) CAMPEONATO DE MASSINHA: Reúna todos os potes de massinha para começar a brincadeira. Vocês devem criar personagens e objetos para compor uma história. Outra ideia é cada um montar a sua criação para o outro adivinhar.

Fonte: crescer

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista e Auxiliar de Classe em Santos, curso de Excelência no Atendimento e recepção Clinica em Praia Grande, curso de Recepção Clinica Hospitalar em Santos, curso de Copeira em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Lactarista em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos.

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Dicas para uma convivência feliz com sua babá!

Seguem as dicas:

– Se possível, passe uns dias, no começo, com a babá para que ela observe a maneira como você cuida do seu filho, o alimenta, brinca com ele. Nessa período ela também vai descobrir as preferências da criança;

– A relação entre mãe e babá precisa ser, antes de tudo, de confiança. Se não há empatia, pode não dar certo. Como em todo relacionamento, os erros precisam ser apontados e discutidos e os acertos, elogiados;

– Converse com a babá e explique que as crianças aprendem mais observando, pelo modelo. Então, peça para que ela procure falar corretamente com o seu filho, por exemplo;

– Chegar mais cedo do trabalho, de surpresa, garante a certeza de que tudo corre bem quando você não está em casa. Outro meio de verificar é conversar com as babás que freqüentam os parquinhos e pracinhas a que o seu filho vai. Faça isso em um dia que a sua babá não estiver com vocês.

Fonte: globo.com

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Lactarista em Santos, curso de Recepção Clinica Hospitalar em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos.

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

CURTE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

11 truques para a criança comer melhor

1. Capriche na apresentação do prato

2. Invista em alimentos pequenos

3. Evite bebidas durante a refeição

4. Ofereça primeiro o que ele menos gosta

5. Mantenha os alimentos saudáveis em lugares acessíveis

6. Cozinhe com seu filho (colocar a mão na massa pode fazê-la se alimentar melhor)

7. Envolva a criança na escolha do cardápio da semana

8. Fique tranquilo com a sujeira

9. Leve seu filho ao mercado ou faça uma hortinha em casa

10. Transforme o ato de comer em uma brincadeira

11. Varie os formatos

Fonte: ig.com.br

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recepção clinica hospitalar em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Lactarista em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Lactarista em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Berçarista em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Babá em Santos.

O brincar…

Qual a importância do brincar para a criança?

Kathleen Alfano: Segundo estudos acadêmicos e minha própria observação, crianças que brincam são mais bem ajustadas. É por meio da brincadeira que elas aprender a resolver problemas. Elas aprendem a dividir, a se defender, a falar – tudo através da brincadeira. Elas resolvem problemas e treinam o pensamento criativo. Então, quem brinca acaba sendo, segundo estudos, uma criança mais bem ajustada e um aluno melhor.

O brinquedo ajuda a brincadeira a acontecer. A brincadeira acontece sem os brinquedos, mas eles facilitam a brincadeira. Quando você tem um brinquedo adequado para a idade, baseado nas habilidades de desenvolvimento da criança, eis uma combinação perfeita.

Hoje em dia, essa importância da brincadeira é subestimada?

Kathleen Alfano: Sim. Há uma percepção geral de que brincar é algo que as crianças fazem só para passar o tempo. Mas na verdade, brincar tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil. É a maneira da criança sentir-se livre para experimentar, descobrir e explorar. Algumas pré-escolas daqui [dos Estados Unidos] querem tirar o horário livre da grade diária e estamos tentando impedi-los de fazer isso. A criança precisa ter um tempo livre para brincar.

Fonte: delasig

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Contação de Histórias em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Recreação em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Andar descalço provoca resfriado?

A resposta direta é não. Gripes e resfriados (e a maioria das doenças respiratórias) são causadas por vírus e não por oscilações de temperatura. Mas o frio (ou a friagem) pode causar reações que contribuem para que o sistema respiratório fique vulnerável aos “ataques” de vírus causadores do resfriado e da gripe e, principalmente, iniciem uma crise de rinite alérgica.

Funciona assim: quando os microrganismos atingem nossas mucosas, o nariz começa a escorrer, tossimos, temos dificuldades para respirar etc. Mas isso só acontece se houver a presença desses vírus (e bactérias também). Caso contrário, a única coisa que nosso corpo sentirá ao ser exposto a um vento frio ou a um sorvete gelado, por exemplo, será frio.

Até hoje, muitos estudos tentaram relacionar temperaturas baixas e resfriado, mas nenhum deles conseguiu provar qualquer ligação. Pesquisadores da Universidade de Virgínia, nos EUA, por exemplo, inocularam um mesmo vírus causador de resfriados em dois grupos de voluntários.

Um dos grupos ficou por mais de uma hora dentro de uma espécie de geladeira e depois mais um tempo fora, só de cueca. Já os outros permaneceram bem agasalhados e aquecidos. O resultado? Todos ficaram doentes.

Embora não exista nenhum dado que afirme que o frio seja o causador da gripe, é correto dizer que no inverno o número de pessoas gripadas é maior. Quando a temperatura está baixa, é comum passarmos mais tempo em locais fechados e quentinhos. A aglomeração de pessoas em um ambiente aquecido é um dos lugares prediletos dos vírus, que vão passando de um indivíduo para o outro.

Quando a temperatura cai, o ar também tende a ficar mais seco. Isso contribui para o ressecamento das mucosas do aparelho respiratório. Esse ressecamento interfere na produção das secreções com anticorpos que ajudam na defesa do organismo. Com a imunidade comprometida, a chance do corpo ser “atacado” por microrganismos aumenta.

Além disso, o corpo humano está constantemente tentando manter a temperatura normal do organismo, através do hipotálamo. Quando submetido a temperaturas mais baixas (ou a friagem), o corpo responde com a vasoconstrição, ou seja, a contração dos vasos sanguíneos. Dessa maneira, a circulação do sangue e, consequentemente, dos anticorpos, fica mais difícil, expondo o organismo a agentes externos.

Fonte: OGeriatra

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clinica Hospitalar em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Copeira em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Lactarista em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos.

Atitudes que estimulam o desenvolvimento das crianças

Falar a palavra correta quando a criança usar onomatopeias

Se ela disser “au-au”, emende carinhosamente com “é o cachorro”. O mesmo para gato (“miau”) ou carro (“vrum-vrum”). “Não importa o quão pequeno seja seu filho, quanto mais cedo ele for apresentado às palavras, mais rico será seu vocabulário”, afirma o neuropediatra Saul Cypel, consultor do programa “Primeira Infância” da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Ouvir música erudita com a criança, por pelo menos três minutos, diariamente

“É o estilo musical mais completo e complexo, por isso desenvolve melhor a capacidade auditiva dos pequenos”, defende Julia Manglano, especialista em estimulação infantil.

Cantar músicas de todos os estilos com a criança

Não interessa o idioma, o importante é cantar e incentivar seu filho a acompanhar. Isso, de acordo com Saul Cypel, auxilia na capacidade de memorização e na extroversão.

Estabelecer horários

Criança precisa ter hora para fazer refeições, tomar banho e dormir. O neuropediatra Saul Cypel explica que “a rotina desenvolve uma segurança que leva à autonomia progressiva e ao amadurecimento mais tranquilo.”

Fonte: bebes

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recepção Clinica em Santos, curso de Copeira em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Lactarista em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos.