Arquivos mensais: julho 2019

Novo guia do aparelho digestivo

Inspirada na tradicional pirâmide alimentar — que elenca as necessidades nutricionais em ordem crescente —, a versão feita por médicos espanhóis é focada na digestão e vai além das orientações sobre o cardápio, abordando atividade física e estado emocional. “O estresse está associado a males como refluxo, gastrite e constipação”, concorda o gastroenterologista Vladimir Schraibman, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

No bloco da nutrição, destaca-se o consumo dos leites fermentados enriquecidos com bactérias do bem. “Essa pirâmide parece direcionada a melhorar a flora intestinal, cada vez mais valorizada como protetora do organismo”, opina Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia. A ideia espanhola recebeu elogios, mas é preciso lembrar que nem todo mundo pode segui- la à risca. “Pessoas com intolerância à lactose, por exemplo, devem tomar cuidado com a ingestão de iogurtes e outros derivados do leite”, diz Schraibman.

NUNCA
A pirâmide condena o cigarro, cujas toxinas danificam todo o sistema digestivo, e o uso constante de laxantes, que desequilibram a flora intestinal. Recomenda, ainda, contra-atacar o estresse e a ansiedade, que favorecem o aparecimento ou a piora de várias doenças. E prega a moderação nas gorduras, que tornam mais lenta a digestão e, em excesso, favorecem o câncer.

REGULARMENTE
O guia preconiza o controle do peso, já que a obesidade e o sedentarismo caminham ao lado de diversas ameaças ao aparelho digestivo. Também orienta visitas periódicas ao banheiro — nada de segurar ou adiar a vontade. Se possível, reserve um tempinho depois das refeições. O importante, de qualquer forma, é ficar na média: de uma vez a cada dois dias até três vezes diárias.

A CADA DOIS DIAS
O plano espanhol sugere o consumo de legumes levemente refogados e, nos lanches da tarde, saladas de frutas ou iogurtes salpicados de frutas secas e granola. Ainda indica exercícios como caminhada, corrida e natação — e é melhor realizá-los pelo menos dez minutos ao dia do que deixar para fazer uma hora por semana.

TODO DIA
Há uma forte recomendação para o consumo de frutas frescas e, sempre que possível, com casca. Assim como verduras cruas ou cozidas, temperadas com azeite de oliva, e arroz e massas integrais. Tudo isso garante boas doses de fibras, que incentivam o trabalho do intestino, e de antioxidantes, que preservam as células do aparelho digestivo. Além disso, vale tomar entre oito e dez copos de água todo santo dia ou, se preferir, beber chás e sucos naturais. Por fim, são aconselháveis pelo menos 30 minutos de caminhada — dá até para incluir na conta os lances de escada que podem substituir o elevador.

Fonte: piramidedigestaosaudavel

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recepção linica Hospitalar em Santos, curso de Recepção Clinica Hospitalar em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos.

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

CURTE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

ESCOLA FACULDADE DO SABER

INCRIÇÕES PELO SITE: www.faculdadedosaber.com.br

Curso profissionalizantes, Curso de Cuidador de Idosos, Curso de Recepção Clinica Hospitalar, curso de Copeira Hospitalar, curso de Lactarista, curso de Recreação. curso de Inclusão Escolar, curso de Berçarista e Auxiliar de classe, curso de Contação de Histórias, curso de contador de histórias

ASPECTOS PSICOLÓGICOS E MEDICAMENTOS DO IDOSO

O Cuidador de Idosos está exercendo a função de facilitador de uma etapa no caminho do viver de um ser humano. Muitas vezes o idoso está vivenciando: A impotência; A dependência; A depressão: as vezes causada por morte do cônjuge, aposentadoria, limitações, reação a medicação, etc; A ansiedade frente a patologia, o medo, etc.

Pacientes idosos usam, em média, 3 a 4 tipos diferentes de medicamentos ao dia, em horários variados.

Quanto maior o número de medicamentos usados, maior a chance de erro de dose, de horário e de troca de medicação, tanto por parte do idoso, como por parte do cuidador, geralmente já sobrecarregado com suas múltiplas tarefas.

Para evitar problemas maiores, e considerando que o uso correto da medicação é fundamental para o bom andamento dos cuidados. Orientar-se sempre com o geriatra ou neurologista do idoso.

Curso de Cuidador de Idosos em Santos, Faculade do Saber, cursos profissionalizantes, curso de Copeira Hospitalar, Curso de Lactarista, Curso de Cuidador do idosos em São Vicente

ESCOLA FACULDADE DO SABER EM SANTOS

Cursos Profissionalizantes em Santos.

NOSSO SITE: www. faculdadedosaber.com.br

Cursos Profissionalizantes, Curso de Cuidador de Idosos, Curso de Recepção Clinica Hospitalar, Curso de Copeira Hospitalar, Curso de Lactarita

Como a aparência dos alimentos influencia o sabor

O que o cérebro percebe como sabor é uma fusão dos efeitos de três sentidos: paladar, tato e olfato. A visão, no entanto, também tem papel importante nessa experiência sensorial, como mostra um experimento feito por pesquisadores franceses. Eles coloriram um vinho branco para que parecesse tinto. O corante não tinha cheiro e a aparência ficou idêntica. Em seguida, pediram a vários especialistas que descrevessem o sabor da bebida. A maioria deles usou expressões que geralmente se referem ao vinho tinto,  o que sugere que o aspecto foi decisivo na percepção do gosto.

Embora a visão aparentemente represente um papel menos direto que o cheiro na percepção do sabor, ela é o sentido mais usado para identificar os alimentos e, portanto, afeta as expectativas em relação à comida.

Estudar a influência da visão sobre a percepção de sabor pode ajudar a criar medidas preventivas para problemas relacionados à alimentação, como a obesidade, desvendando mecanismos envolvidos na necessidade e no desejo de consumir alimentos mais calóricos.

Fonte: mentecerebro

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recepção clinica em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos.

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

CURTE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Higienização dos alimentos

Aí vão algumas dicas para uma boa higienização dos alimentos:

  • Lave em água corrente as frutas, verduras e legumes. E quando falamos em lavar, é laver mesmo: esfregue suavemente com as pontas dos dedos toda a superfície. Não use sabão ou detergente. É indicado deixar os alimentos (após lavar) de molho em um litro de água com 10 ml de água sanitária para garantir a sanitização dos alimentos;
  • Lave bem latas e embalagens de conservados antes de abrir;
  • Evite latas aparentemente danificadas (estufadas, amassadas, com furos ou enferrujadas);
  • Cheque a validade e a data de fabricação dos alimentos (muitas pessoas esquecem de verificar a data de fabricação, mas é importante, pois permite estimar quanto tempo de vida possui o alimento);
  • Cozinhe bem as carnes antes de consumi-las, eliminando assim micróbios e ovos de vermes;
  • Mantenha os alimentos protegidos de insetos e roedores;
  • Use sempre água filtrada;
  • Lembre-se que deve higienizar todos os tipos de embalagens – mesmo os “copinhos” de iogurte precisam ser lavados antes do consumo;
  • Ao guardar frutas e legumes, faça-os sempre inteiros – alimentos cortados expõem seu conteúdo a impurezas do ar, bem como a bactérias e fungos;
  • Cigarros, barba, cabelos soltos, anéis e outros adereços pessoais não combinam com a cozinha, um lugar onde a higiene deve ser total!
  • Não acumule cascas ou resíduos sobre a pia a fim de evitar a presença de moscas;
  • Lave sempre as mãoes antes de tocar nos alimentos, tanto no preparo quanto para o consumo.

Fonte: nutricaoemfoco

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recepção Clinica em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos.

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Alimentos que sabotam a dieta – Curso de Copeira

Colágeno da gelatina não deixa a pele mais firme

Segundo a nutricionista Chris Castro, autora do blog Nutrição e Beleza, a gelatina – servida rotineiramente para crianças e adotada pelos adultos – como fonte de colágeno e sobremesa menos calórica sabota qualquer dieta.

“O produto é um pó feito à base de colágeno íntegro, que no nosso organismo tem uma absorção muito baixa, cerca de 5%. O que o nosso organismo precisa para dar firmeza à pele, na verdade, é o colágeno hidrolisado. Além da gelatina não ser uma fonte rica em colágeno, tem muito açúcar, corantes artificiais e nada de nutrientes. O mesmo vale para a versão diet. Sobremesa saudável é fruta”, afirma a especialista.

Peito de peru tem muito sódio

O famoso lanchinho de pão integral com peito de peru também é um sabotador da dieta.

“Tanto quanto presunto, mortadela e salsicha, o peito de peru é um embutido. Realmente aquela carne do peito do peru é utilizada, mas para torná-lo embutido é feito um processo em que entram vários conservantes, corantes. Tem menos gordura que os demais, mas é também uma fonte de sódio, sal. Outro agravante é o uso de hormônio nas aves, então, o produto final acaba sendo também uma fonte de química”, alerta Chris.

Fonte: msn.com

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista e Babá em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Lactarista em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar, curso de Planos e Projetos Pedagógicos. Cuidador de Idosos . Cursos Profissionalizantes

Cursos Profissionalizantes – Faculdade do Saber

ENDEREÇO DA ESCOLA: AV PEDRO LESSA, 3076 – NO 4º ANDAR CJ. 42

FONES: 13-32274312 OU WHATS APP 13- 981705081

Cursos Profissionalizantes, Cuidador de Idosos, Recepção; Recepção Clínica, Recepção Clinica Hospitalar, Babá, Berçarista e Auxiliar de Classe, Copeira, Copeira Hospitalar, Lactarista, Inclusão Escolar, Planos e Projetos Pedagógicos, Educação Infantil

Alimentação saudável da criança – Copeira – Lactarista

O ideal é habituar o seu filho a uma alimentação saudável, sem que ele sofra.

Em pesquisa realizada recentemente, a nutricionista e pesquisadora Isa Maria de Gouveia Jorge, listou os campeões da preferência alimentar infantil. Para espanto dos pais e arrepio dos médicos, a lista teve batata frita, pizza, salgadinhos tipo chips, salsicha, biscoito recheado, refrigerante, frango, iogurte e melancia.

Mudar os gostos alimentares das crianças não é impossível, mas exige tempo e perseverança. Segundo Isa Maria, a apreciação e o gosto por um alimento depende da experimentação repetitiva. Por isso, ao formar o paladar infantil, é preciso insistir e apresentar os alimentos em formas diferentes e mais de uma vez. “Cerca de 12 vezes, pelo menos”, recomenda.

Ao ouvir um “não gosto” vale tentar novamente, pois muitas vezes a rejeição significa que o alimento é apenas desconhecido. Ou que a criança não gosta de beterraba ralada, mas pode tolerar o ingrediente cozido. Indo um pouco mais longe, ela pode até apreciá-lo quando misturado à massa da panqueca. Que criança não se interessa por uma panqueca colorida?

Fonte: delas.ig.com.br/filhos

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Copeira em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos.ENDEREÇO DA ESCOLA: AV PEDRO LESSA, 3076 – NO 4º ANDAR CJ. 42

FONES: 13-32274312 OU WHATS APP 13- 981705081

Cursos Profissionalizantes, Cuidador de Idosos, Recepção; Recepção Clínica, Recepção Clinica Hospitalar, Babá, Berçarista e Auxiliar de Classe, Copeira, Copeira Hospitalar, Lactarista, Inclusão Escolar, Planos e Projetos Pedagógicos, Educação Infantil

CURTE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

CURTE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes em Santos

Curso de Cuidador de Idosos, Curso de Lactarista, Curso de Copeira Hospitalar, Curso de Berçarista e Auxiliar de Classe, Curso de Recepção Clinica Hospitalar, Cursos Profissionalizantes, FASAB, Cursos em Santos, Curso de Inclusão Escolar

  • Endereço da escola: Av. Pedro Lessa, 3076 – 4º andar, cj 42. Próximo ao canal 4, pertinho do Hospital Guilherme Álvaro em Santos/SP

Detalhes da localização no mapa da google em nosso site: www.faculdadedosaber.com.br

Curta a nossa página no facebook:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Mais detalhes pelo telefone: (13) 3227-4312 – WHATS APP: 13-98170 5081

5 alimentos que ajudam a prevenir doenças crônicas

ABACATE

Embora seja uma fruta calórica, o abacate é fonte de gordura monoinsaturada, vitamina E, vitamina C, ácido fólico, ferro, fósforo e magnésio. Esses nutrientes atuam como anti-inflamatório natural e também combatem infecções.Segundo Cintia Azeredo, outra importante ação do abate é o controle dos níveis de LDL e HDL colesterol. A fruta funciona também como protetora do coração, evitando assim doenças cardíacas e o acidente vascular cerebral.
CASTANHA DO PARÁ
A castanha-do-pará é rica em selênio, vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, gordura mono e poli-insaturadas e combate o envelhecimento celular. Ela ajuda na desintoxicação do organismo, melhora a memória, a imunidade e controla os níveis de colesterol.
VEGETAIS VERDE-ESCUROS
Vegetais na cor verde-escuro possuem alto teor de vitaminas A, C, K, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio e fibras. Esses nutrientes combatem os radicais livres, melhoram o funcionamento intestinal e o perfil de colesterol. Eles também ajudam na prevenção da anemia, osteoporose e de doenças cardiovasculares.
GRÃOS INTEGRAIS
Os grãos integrais são fonte de vitaminas e minerais e também possuem fibras e ômega 3, que atuam no controle do colesterol e da glicose sanguínea. Eles também melhoram a função intestinal e aumentam a sensação de saciedade.
ÁGUA DE COCO
Segundo Cintia Azeredo, ainda não se conseguiu criar melhor suprimento de eletrólitos que a água de coco. Ela é rica em potássio, magnésio, cálcio, sódio, fósforo, vitamina C, entre outros nutrientes. Também protege contra cãibras e melhora o desempenho físico durante treinos, repondo nutrientes perdidos na transpiração.

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista e Auxiliar de Classe em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clínica Hospitalar, curso de Recreação em Santos, curso de Contação de Histórias em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Inclusão Escolar em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos.

Algumas qualidades que todos os cuidadores de idosos devem ter

SIMPATIA

Uma das melhores qualidades que um(a) cuidador(a) pode ter é simpatia por aquelas pessoas idosas que estão sendo cuidadas. Bons cuidadores(as) entendem que o idoso pode se sentir vulnerável, assustado, confuso e desconfortável, e ser capaz de identificar e acabar com estes medos, demonstrando uma sensação de calma e confiança para aquelas pessoas idosas que estão sendo cuidadas.

PACIÊNCIA
As pessoas idosas que recebem cuidados normalmente não têm a capacidade de ser totalmente independente e auto-suficiente, o que pode levar à frustração e a raiva. O(a) cuidador(a) deve ser capaz de separar a raiva e o ressentimento do idoso e não levar sua frustração para o lado pessoal.

EXPECTATIVA REALISTA
Pessoas idosas dependentes muitas vezes demoram mais tempo do que o normal para completar tarefas ou rotinas simples. Compreender as limitações de quem você cuida pode ajudar a reduzir a tensão no ambiente. Os(as) cuidadores(as)bem treinados(as) para reconhecer e incentivar a auto-suficiência e a independência, enquanto continuam a oferecer cuidado e atenção. Ter expectativas realistas sobre o que um idoso sob seus cuidados é capaz de fazer, pode ajudar você a fornecer um atendimento individualizado e adequado.

Fonte: qualidades

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento, Curso de Recepção Clinica Hospitalar, curso de Cuidador de Idosos, curso de Copeira em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos,  curso de Lactarista em Santos, curso de Lactarista em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos.

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Organização no Trabalho

  • Mantenha os materiais de trabalho próximos a você
  • Mantenha o lixo no lixo
  • Mantenha sua mesa limpa
  • Mantenha seu ambiente de trabalho organizado e harmonioso
  • Mantenha as portas fechadas.

Fonte: dicasorganizar

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clinica, curso de Lactarista em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos.

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Lactarista em Santos, curso de Copeira em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos,  curso de Lactarista , curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos. Curso de Inclusão Escolar, Faculdade do Saber, Curso de Recepção Clinica Hospitalar, Cuidador de Idosos.

Detalhes da localização no mapa em nosso site: www.faculdadedosaber.com.br

Curta a nossa página no facebook:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Mais detalhes pelo telefone: (13) 3227-4312 – WHATS APP: 13-98170 5081