Arquivos diários:: 3 de dezembro de 2019

A importância de dormir bem

Os benefícios de uma boa noite de sono

Dormir bem é muito mais do que descansar e renovar as energias para o dia seguinte. Estudos comprovam que a qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do indivíduo, e, por isso, a privação de uma boa noite de sono pode causar problemas, como irritabilidade, cansaço e sonolência.

Segundo o Dr. Paulo Camiz, clínico geral e professor do Hospital das Clínicas e da USP, é durante o sono, que o corpo realiza diversas funções importantes para manter a saúde em dia. “O sono REM do inglês, ‘Rapid Eye Movement’ – em tradução livre, Movimento Rápido do Olho, estágio em que ocorrem os sonhos, é caracterizado pelo maior relaxamento dos músculos e é importante para a mente, pois ajuda na fixação da memória e consolidação dos conhecimentos adquiridos no dia anterior. Já o sono não REM é responsável pelo descanso físico”, diz.

O médico afirma que dormir mal, no longo prazo, pode trazer complicações sérias, como pressão alta, ansiedade, falhas de memória e dificuldade para emagrecer. “A pessoa que não dorme direito tende a comer mais e não consegue perder peso, o que pode acarretar obesidade e, indiretamente, outras doenças – entre elas, diabetes e problemas cardíacos.”

Para o Dr. Camiz, o ideal é dormir, em média, 7 ou 8 horas por noite, porém a necessidade varia de indivíduo para indivíduo: “Existem pessoas que dormem 6 horas e conseguem descansar, não se sentindo sonolentas durante o dia, enquanto outras precisam de mais tempo”. O médico ressalta que existe uma tendência dessa necessidade ir diminuindo ao longo da vida.

No caso de pessoas que dormem muito além da média recomendada, é preciso entender o que as leva a esse comportamento. Depressão e pressão baixa são causas de sono em excesso e devem ser tratadas para melhoria da qualidade de vida.

O clínico geral afirma ainda que as chamadas sestas – breves cochilos após o almoço – são benéficas à saúde. No entanto, é preciso cuidado com sua duração: se o tempo for muito longo, pode prejudicar o rendimento da pessoa durante o restante do dia.

Para quem deseja pôr o sono em dia, mas não consegue dormir direito, a dica do médico é buscar ajuda profissional: “Existe uma série de condições que afetam o sono. Ansiedade, depressão, tireoide, uso de remédios etc. Para recuperar o sono, é preciso tratar a causa e não o sintoma”.

Fonte: ogeriatra

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos, curso de Planos e Projetos Pedagógicos em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Muitas horas na frente da TV e computador, podem causar problemas vasculares nos olhos

Mais um problema relacionado ao sedentarismo na infância revelado por uma pesquisa feita com 1.492 crianças de 6 anos de idade, recém-publicada pela Universidade de Sydney, na Austrália. De acordo com as descobertas, crianças que passam muito tempo na frente da TV, computador ou videogame acabam desenvolvendo artérias oculares mais estreitas que aquelas que passam menos.

Por causa do estreitamento dos vasos, e comparando este resultado a adultos que já apresentam o mesmo problema, os dados sugerem que elas podem apresentar riscos cardiovasculares futuros. “Mudanças nas artérias oculares dão uma ideia do que está acontecendo no resto do corpo, particularmente no coração”, explicou o condutor da pesquisa.

A pesquisa considerou ainda o tempo gasto destas crianças com atividades físicas. A grande maioria dos analisados passavam diariamente cerca de 1.9 horas em frente à tela e praticavam apenas 36 minutos de exercícios físicos. Os que dedicavam mais de uma hora exercitando-se tinham artérias oculares mais largas do que os que brincavam por menos de meia hora. Essa diferença não está apenas no fato de que essas crianças passariam menos horas em frente à televisão, mas também nos benefícios dos esportes como um todo. Os exercícios influenciam diretamente a circulação sanguínea do corpo inteiro, incluindo os olhos. Assim, quanto mais a criança trocar algumas horas em frente à TV e ao computador por brincadeiras ao ar livre, melhor.

Fonte: crescer.com

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Lactarista em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Recepção Clínica, curso de Lactarista em São Vicente, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar  em Santos.

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

CURTE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Esterilização de mamadeiras e chupetas

- Após o uso, os bicos e mamadeiras devem ser limpos com sabão neutro e água corrente com escovas próprias para higienização de mamadeiras. A limpeza se destina a remoção de resíduos e esterilização eliminação de bactérias e germes.

- Ferver por 5 minutos chupetas e de 8 a 10 minutos mamadeiras.  Quando terminar, não deixar os objetos no local onde foram esterilizados. Armazenar em local limpo e seco.

Trocar bico da mamadeira e chupeta à cada 2 meses. Esterilizar a cada uso até 1 ano de idade da criança.Lembrando… Leite materno é o melhor e mais saudável alimento para o bebê e deve ser exclusivo nos primeiros 6 meses de vida. Não sendo necessário uso de chupetas e mamadeiras.

Curte a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Recepção Clinica Hospitalar em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Copeira em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos.

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos